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Kaspersky Lab: os consumidores estão mais seguros no “Grey Saturday”

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Segundo a Kaspersky Lab, os consumidores estão mais seguros no chamado “Grey Saturday”, quando o número de ataques diminui até um terço apesar de também ser um dia de muitas compras.

O relatório da Kaspersky Lab mostra uma diminuição acentuada dos ataques durante o “Grey Saturday” tanto em 2015 como em 2016. No último ano, houve uma descida de 33% no número de ataques a websites populares de marcas de retalho e de pagamento online (de cerca de 770 mil para 510 mil ataques detectados), apesar de este ser o segundo maior dia de compras em alguns países, como é o caso dos EUA.

O relatório refere ainda que após uma diminuição em 2015, o phishing financeiro que ataca sistemas de pagamento, bancos e websites de retalho online aumentou de novo em 2016.

Os consumidores que usam dispositivos móveis são provavelmente um dos principais motivos responsáveis pelo aumento do phishing financeiro: a utilização de smartphones para consultas, pagamentos e compras online duplicou no último ano de acordo com o Index de Cibersegurança de 2017 da Kaspersky Lab.

Os phishers financeiros estão a explorar o nome da Black Friday nos seus ataques e a aproveitar-se da consciência e preocupação dos consumidores em relação à segurança online – camuflando as suas mensagens de ataque como alertas de segurança, insinuações de que o utilizador foi hackeado ou acrescentando mensagens tranquilizadoras de segurança.

De forma a manter a sua protecção enquanto faz compras online – ou em qualquer outra altura – a Kaspersky Lab aconselha a não clicar em nenhum link recebido de fontes desconhecidas ou que pareça suspeito, a não usar redes de Wi-Fi públicas inseguras para realizar pagamentos online uma vez que os hotspots podem ser facilmente hackeados para monitorizar o tráfego do utilizador e roubar informação confidencial, assim como a usar apenas websites com conexões seguras – o endereço deve começar com HTTPS://.

Não preencha detalhes do cartão de crédito em websites desconhecidos ou suspeitos e verifique sempre se a página é genuína antes de preencher qualquer informação pessoal (verifique pelo menos o URL). Websites falsos podem ser muito parecidos com os verdadeiros.

Via Kaspersky Lab.

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