Intel junta-se à AMD para melhorar o desempenho gráfico nos portáteis

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Os inimigos do passado, por vezes, são os aliados do futuro. É o caso desta parceria entre dois concorrentes de longa data, a AMD e a Intel, para a integração de processadores gráficos, também conhecidos por Graphics Processing Unit, ou GPU, da Advanced Micro Devices nos processadores da Intel para computadores portáteis que chegarão em breve ao mercado.

Os novos processadores Intel Core H de oitava geração para o segmento de mercado dos “entusiastas”, leia-se jogadores, vão incluir o processador propriamente dito, GPU e a respectiva memória gráfica dedicada numa única peça, o que servirá para libertar espaço dentro do computador para outros componentes, como sistemas de ventilação avançados ou para a construção de produtos mais pequenos e finos. Os Core H integram um processador gráfico AMD modificado que é acompanhado por memória dedicada “High Bandwidth Memory (HBM2)” que, em termos de desempenho, é comparável à memória GDDR 5 tradicional que se encontra no computadores portáteis para jogos hoje em dia. Os dois componentes comunicam através da Embedded Multi-Die Interconnect Bridge (EMIB), desenvolvida pela Intel, que permite a passagem de informação entre várias unidades de processamento diferentes instaladas próximo umas das outras, neste caso na mesma peça. Esta nova tecnologia define ainda um método de gestão de energia que permite ao GPU gerir a temperatura, desempenho e consumo eléctrico de cada componente. A Intel não revelou quaisquer dados acerca do desempenho dos Core H quer em relação aos processadores da geração anterior, quer em relação aos processadores da AMD.

Segundo a AMD, estes processadores não fazem concorrência aos seus modelos Ryzen para computadores portáteis, porque os Rysen são para utilização geral e estes processadores fabricados pela Intel são para o mercado dos computadores para gaming.

Os novos processadores vão chegar ao mercado no início de 2018 nos produtos de vários fabricantes.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version