Intel vai abandonar definitivamente o BIOS até 2020

Um dos últimos bastiões da tecnologia dos PC originais tem os dias contados.
BIOS

Nos anos 90 do Século XX a Intel chegou à conclusão que o firmware BIOS (Basic Input/Output System), usado para configurar o hardware de todos os computadores pessoais da época, era muito limitado para permitir que a evolução tecnológica destes sistema se fizesse mais facilmente. Em resultado disto a Intel patrocinou em conjunto com o Unified EFI Forum o desenvolvimento de um standard novo, chamado EFI. Ou UEFI (Unified Extensible Firmware Interface).

Apesar dos PC de hoje terem todos uma interface UEFI, muitos incluem também um modo BIOS, chamado CSM, para permitir a configuração e utilização de hardware que não seja compatível com o sistema UEFI. Mas, em breve, isto vai mudar porque, numa apresentação, Brian Richardson, o responsável pelo desenvolvimento de ecossistemas na Intel, deu a entender que a Intel vai cessar o suporte para o BIOS até 2020. A partir desse ano a Intel irá apenas suportar a norma UEFI Class 3, o que quer dizer que a compatibilidade CSM (Compatibility Support Module).

No entanto isto não quer dizer que a Intel irá obrigar à utilização exclusiva do sistema Secure Boot porque isto iria impedir a utilização de sistemas operativos que não suportam este sistema em computadores com tecnologia Intel. Esta obrigatoriedade só está presente numa outra categoria chamada UEFI Class 3+.

Esta alteração vai trazer vantagens como código mais reduzido, um sistema de validação mais pequeno e a compatibilidade com novas tecnologias que estão a ser desenvolvidas.

Pode ver a a presentação de Brian Richardson clicando aqui.

Categorias
HardwareNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link