PCGuia Pro

Área de cibersegurança tem dificuldade em atrair talento feminino

Cybersecurity-New-01

No início deste ano, a Frost & Sullivan previu uma escassez de 1,8 milhões de profissionais da área de cibersegurança até ao ano de 2022.

O Global Information Security Workforce Study (GISWS), conduzido pela empresa de análise em nome do (ISC) e do seu Centro para Educação e Cibersegurança, chegou recentemente à conclusão que a situação se agrava pelo facto de as mulheres representarem apenas 11% da actual mão de obra desta área.

Agora, a Kaspersky Lab lançou as conclusões de um novo estudo, na tentativa de compreender o porquê de tão poucas mulheres escolherem trabalhar neste sector.

O estudo descobriu que a terminologia geralmente associada a papéis da área de cibersegurança – como hacker – tem uma conotação negativa e não é atractiva para jovens mulheres, sendo que duas em cada três afirma ter preferência por uma carreira pela qual se sente atraída em vez desta.

Ainda, um terço das mulheres acredita que os profissionais de cibersegurança são “geeks” e um quarto pensa que são “nerds”, o que contribui para que 78% das jovens nunca tenha considerado uma carreira em cibersegurança.

Durante o trabalho com especialistas da indústria, o estudo da Kaspersky Lab descobriu que existe um problema de percepção em torno das carreiras na área de cibersegurança, e que este, em conjunto com o facto de as jovens tomarem decisões sobre as suas carreiras tão cedo, está a tornar difícil para a indústria encoraja-las a entrar neste sector.

«Fazemos parte de um sector enérgico e em rápido crescimento, mas a verdade é que existem poucas mulheres nesta área. Infelizmente, torna-se claro através do nosso estudo que, neste momento, jovens mulheres não vêem a cibersegurança como uma opção de carreira viável ou atractiva, e estão decididas a escolher diferentes opções numa idade muito jovem, o que nos dificulta a tarefa de as convencer do contrário», afirmou Alfonso Ramirez, Director-Geral da Kaspersky Lab Iberia.

Via Kaspersky Lab.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×