Vodafone testa 5G em Lisboa e é a primeira a disponibilizar 1Gbps

Vodafone 1Gbps
Vodafone a 20Gbps só em 2021...

A Vodofone já tinha, este ano, feito testes em Fevereiro que demonstravam que era possível atingir velocidades de 1Gbps sem recurso a ligações por cabo. Contudo, foi preciso esperar mais oito meses para que a marca disponibilizasse esta tecnologia ao público.

A célula da Vodafone que está no Parque das Nações permite, a partir de hoje, que seja atingida uma velocidade muito próxima do 1Gbps, mas, como serve vários clientes será praticamente impossível chegar a este valor.

Mas chegar a valores próximos do anunciado pela Vodafone não depende apenas do emissor do sinal. O cliente também precisa de ter um smartphone com um CPU que permita chegar lá. Actualmente, há dois modelos capazes disso: Snapdragon 835 que está, por exemplo, no Sony Xperia XZ Premium, Asus ZenFone 4 Pro e no OnePlus 5; o Samsung S8, com o seu Exynos 8895, também consegue, em teoria, chegar a valores muito próximos do 1Gbps.

 

Em relação aos testes de 5G, já no Web Summit 2016 a Meo/Altice tinha feito uma demo com esta tecnologia, embora com recurso a cabo. A diferença é que hoje, a Vodafone terá conseguido fazer o teste, e chegar aos 20Gbps, over the air (ou seja, sem cabo).

O teste foi feito num local bastante controlado, com uma antena da Ericsson (parceira neste teste) que dava sinal a duas estações que depois registavam a recepção do sinal. Ambas estavam ligadas a monitores onde se via em tempo real a força do mesmo.

Ericsson

A Ericsson vai agora fazer um teste do mesmo género com a Meo/Altice durante o evento Tech Days, em Aveiro (12 a 14 de Outubro). Relembre-se que o 5G é uma directiva da UE que prevê a sua implementação nas operadoras em 2020/21.

Mas, para já, o mais perto que se vai conseguir disto é mesmo com o chamado 4,5G, os tais valores próximos de 1Gpbs que a Vodafone disponibilizou hoje, com a ressalva de apenas ser possível chegar a valores de 400/600Mbps na zona do Parque das Nações.