Um guia básico sobre o plugin do FLiP para WordPress

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 3 min

Sabia que o FLiP, Ferramentas para a Língua Portuguesa, também tem um plugin de auxílio à escrita, disponível para o WordPress, tendo em conta o dicionário da Priberam que serve para que nunca tenha erros ortográficos no seu blogue ou site.

O FLiP é que o único deste género que inclui um corrector sintáctico e estilístico, para além do corrector ortográfico. Além disso, também é possível escolher se pretende que o seu texto seja revisto com ou sem o Acordo Ortográfico de 1990, permitindo ainda escolher se quer que a revisão de texto seja feita para o português europeu ou para o português do Brasil.

Quando o plugin é instalado, não está na prática a sobrecarregar a sua instalação de WordPress com todos os ficheiros dos dicionários. Em vez disso, o plugin envia as palavras para o servidor da Priberam em tempo real que as verifica e marca no seu texto com o familiar sublinhado vermelho. Se for um estrangeirismo, o plugin sublinha a verde e se for um problema gramática sublinha a azul.

 

A instalação do plugin é muito simples e pode ser feita através do sistema de instalação de plugins do próprio WordPress, ou através de um acesso FTP.

Depois de instalado, o plugin fica a funcionar em modo de acordo ortográfico. Neste modo, o sistema está bloqueado para o reconhecimento de palavras que foram alteradas aquando o mais recente acordo ortográfico de 1990. Se quiser utilizar as funcionalidades completas do sistema terá de adquirir uma licença e inserir a chave no ecrã de configuração do plugin.

Opções do Flip para WordPress

Nesse ecrã pode ainda escolher o tipo de escrita que irá usar e qual a variação da língua.

Quando o plugin detecta algum erro pode escolher uma palavra de substituição no menu de contexto se clicar em cima da palavra assinalada com o botão direito e do rato e depois escolher a palavra correcta. Se o problema for um estrangeirismo, o plugin oferece-se para colocar a palavra em questão em itálico.

 

Menu de contexto do FLiP

Uma vez instalado e configurado, o plugin fica disponível automaticamente para todos os utilizadores que tenham a capacidade de escrever no blog ou site independentemente do seu nível de permissões.

Pode saber mais sobre o FLiP para WordPress neste link.

Exit mobile version