Review – CoolerMaster MasterBox Lite 5

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Com a gama MasterCase, a Cooler Master revolucionou o mercado ao criar uma gama de caixas modulares que permitem a substituição de elementos, não só internos como externos, adaptando assim a caixa às suas necessidades, mesmo que estas mudem com o passar do tempo.

Seguidamente foi lançada a gama MasterBox 5, que mantinha o mesmo conceito, embora limitado em termos de funcionalidades, daí o preço significativamente mais reduzido. Agora, a Cooler Master consegue disponibilizar uma das caixas mais atraentes a um preço ridiculamente baixo: menos 55 euros.

Efeito ‘MasterCase’
Embora se trate de um modelo MasterBox, o visual exterior pode, à partida, assemelhar-se ao das MasterCase Maker 5, graças ao recurso de um painel frontal com dois proeminentes vincos que confere um ar robusto.

Infelizmente, ‘robustez’ não é a palavra-chave que caracteriza esta caixa, especialmente no que toca ao painel frontal e lateral: ambos são em plástico brilhante translúcido que, como deverá imaginar, é significativamente menos durável que um painel em vidro, ou até mesmo em acrílico, especialmente se tiver gatos em casa que achem piada ao efeito das luzes no interior da caixa. O resto da caixa utiliza painéis em aço que garantem a necessária robustez de uma caixa de computador e surpreendem pelo reduzido peso, para uma caixa destas dimensões.

Por fora, esta MasterBox Lite 5 é modular apenas pelo facto de permitir a substituição dos rebordos superior e inferior do painel frontal, podendo optar pelos rebordos em encarnado, branco ou preto (fornecidos), ou então usar uma impressora 3D e imprimir numa cor ao seu gosto.

Internamente, a modularidade também não impressiona: existe apenas um encaixe para SSD de 2,5 polegadas, que pode ser colocado em quatro sítios distintos, permitindo assim arrumar a caixa ao seu gosto. Em baixo, escondido junto da fonte de alimentação, vai encontrar um sistema de arrumação para dois discos rígidos de 2,5” e 3,5”, embora caso os vá usar, recomendemos a utilização de uma fonte de alimentação modular.

Adaptação
Internamente existe espaço para montar qualquer tipo de motherboard ATX, existindo ainda espaço suficiente para a montagem de um dissipador de grandes dimensões, bem como uma ou duas placas gráficas de grandes dimensões.

Se for adepto de sistemas de watercooling, esta caixa tem a particularidade de, no sistema de encaixe da ventoinha traseira, permitir ajustar em altura o posicionamento do radiador de 120 mm, ou então usar um radiador de 240, 280 ou até mesmo 360 mm no painel frontal, visto este ser compatível com a instalação de três ventoinhas de 120 mm ou duas de 140 mm.

Aproveitando este tema, e tendo em conta que o painel frontal é translúcido, recomendamos a aplicação de ventoinhas com iluminação LED RGB, como as novas Cooler Master MasterFan Pro, que têm a vantagem de ser compatíveis com os principais sistemas de iluminação RGB do mercado, como o Asus Aura Sync, Gigabyte RGB Fusion, MSI Mystic Light Sync e ASRock RGB LED. Se não tiver uma motherboard com este sistema, poderá sempre adquirir o controlador RGB LED, vendido separadamente, que permite criar diversos tipos de efeitos luminosos nas MasterFan Pro.

Ponto Final
Pelo preço pedido, é praticamente impossível encontrar uma caixa tão atraente e com uma construção tão boa, onde apenas os painéis em plástico pecam pela facilidade com que atraem pó, dedadas e riscos. Perfeita para personalizar com ventoinhas e faixas de LED RGB.

+ Visual atraente
+ Preço
– Durabilidade dos painéis

Ficha Técnica
Dimensões: 468,8 x 454,5 x 200 mm
Peso: 5,07 kg
Ligações:
jack de 3,5 mm, 2 x USB 3.0
Slots de expansão:
7
Baias de unidade de disco:
2 x Combo 3,5”/2,5“, 1 x 2,5”
Suporte para fonte de alimentação:
ATX
Compatibilidade com ventoinhas:
120 e 140 mm

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 3
Preço: 4
Pontuação: 9

Distribuidor: Cooler Master
Contacto: coolermaster.com
Preço: €54,90

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version