Review – AsusPro B9440U

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A forma como a Asus desenhou o mecanismo de abertura faz com que o AsusPro B9440U seja um dos computadores mais originais que passou pela PCGuia. Ao contrário da maioria dos outros portáteis, cuja dobradiça permite que o ecrã se incline por cima do teclado imediatamente na base, o B9440U tem-na alguns centímetros acima. Isto faz com que, quando se abre a tampa do portátil, sobre espaço que é usado para fazer com que o teclado se incline.

É por isso que, na parte de trás do portátil, existem dois “pés” de borracha. Nesse espaço, de cada lado, estão duas entradas USB Type-C que servem para carregar ou ligar periféricos. A única outra entrada que o AsusPro tem é para os auscultadores e microfone que reside do lado direito da máquina.

Não há câmara para ninguém
Quando se abre o portátil, nota-se logo uma das outras particularidades desta máquina: não tem webcam. A Asus optou por colocar um ecrã de catorze polegadas com resolução Full HD, (1920 x 1080), com um contorno mínimo, o que tirou todo o espaço para colocar a câmara.

O sensor de impressões digitais está colocado na parte de cima do teclado, junto à tecla para ligar e desligar. Não seria a minha primeira escolha para colocar este componente, principalmente porque neste local não tem lá muito espaço.

O teclado é típico da Asus, com as letras um pouco inclinadas num itálico suave. O toque das teclas é algo esponjoso. Mas eu sou algo suspeito, porque gosto de teclas mais firmes. As teclas não são muito barulhentas. O trackpad é dos melhores que vimos nos últimos tempos. É preciso e funciona muitíssimo bem. Tinha de aparecer um!

Design bem conseguido
Este computador pesa cerca de um quilo e é feito de metal. A textura é muito agradável ao toque. Dá vontade de lhe tocar. Em termos de utilização, o processador Core i7 acompanhado por 16 GB de memória RAM faz com que seja muito agradável de utilizar. O arranque dá-se em cerca de dez segundos desde que se abre a tampa e se prime a tecla para ligar e desligar. Quando está a funcionar é bastante silencioso.

O sistema gráfico é controlado pelo processador; por isso, nem pense em jogar mais que um Minecraft ou um jogo desse tipo. Ou talvez ver um filmezinho em HD. Mais que isso, é uma sobrecarga para o computador. O desempenho é bom, mas não é brilhante. Tudo porque o sistema gráfico e a bateria o puxam para baixo nos cálculos. Já o desempenho do processador e da drive SSD são interessantíssimos.

Ponto final
Esta máquina é muito bem construída, tem boas especificações e pormenores muito bem pensados. Como aproveitar a parte de baixo do ecrã para elevar o teclado. A utilização é muito agradável e o trackpad quase dispensa o rato. A vida da bateria fica muito longe das dez horas qua Asus anuncia e os gráficos podiam também ser melhores. Até porque, por 1999 euros, o AsusPro não é propriamente uma pechincha.

PCMark 8 Work PCMark 8 Home PCMark 8 Work Battery (minutos) 3DMark Cloudgate
3203 2847 234 6582

+ Qualidade
+ Design
– Preço

Medições: 3
Experiência de utilização: 2
Preço: 2
Nota final: 7,5

Distribuidor: Asus
Contacto: asus.pt
Preço: €1999

Ficha técnica
Processador:
Intel Core i7 7500U
Memória: 16 GB LPDDR3 1866MHz
Armazenamento: SSD 512 GB
Placa Gráfica:
Intel Graphics 620
Ecrã: 14″ (16:9) LED backlit FHD (1920 x 1080) 60Hz
Ligações: 1 x USB 3.1 TYPE C, 1 x Type C USB 3.0
Dimensões: 321,3 x 216,2 x 8,9 a 15 mm
Peso:
1,05 kg

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version