NEC e RTI anunciam entrada em serviço do cabo submarino SEA-US

NEC-RTI-SEA-US

A RAM Telecom International (RTI) e a NEC Corporation anunciaram que o Sistema de Cabo do Sudeste Asiático – Estados Unidos (SEA-US), após a aceitação pelo consórcio SEA-US, está pronto a entrar em serviço comercial, tendo sido iniciada a construção da extensão relativa ao Sistema de Cabo Hong Kong – Guam (HK-G).

O investimento de 250 milhões de dólares efectuado no SEA-US pelo consórcio, permite oferecer uma capacidade inicial de 20 Tbps, utilizando a tecnologia da NEC para cabo submarino de 100 Gbps. A capacidade do SEA-US é essencial para ir de encontro à procura por largura de banda entre a Ásia e os Estados Unidos.

A RTI-C e a NEC anunciaram igualmente o início da pesquisa de rota marítima para o HK-G. A informação detalhada que será recolhida durante a pesquisa, moldará a engenharia que será realizada em termos de rota final.

Este é um desenvolvimento significativo na construção de 3900 quilómetros do HK-G, que terá amarração em Piti, Guam, na recentemente concluída estação de amarração de cabo da Teleguam Holdings LLC (GTA), e que está a ser utilizada para o SEA-US.

«É com profundo orgulho que a NEC, um dos maiores fornecedores mundiais de sistemas de cabos submarinos, é responsável pelo lançamento do cabo SEA-US para a RTI e outros membros do consórcio SEA-US. Desde a assinatura do contrato, dedicámos os nossos melhores recursos para concluir este cabo. Há muitos obstáculos em cada cabo que construímos, e o SEA-US não esteve imune a isso. Ao trabalhar em conjunto com os proprietários de cabos, superámos todos esses obstáculos e temos a expectativa de continuar a trabalhar em conjunto no futuro, por forma a responder à procura global de conectividade», afirmou Toru Kawauchi, Director-geral da Divisão de Rede submarina da NEC.

Via NEC, RTI.