Huawei apresenta a nova geração dos smartphones Mate

A marca chinesa mostra ao mundo o novo topo de gama Mate 10 que promete ser o primeiro smartphone com hardware dedicado para inteligência artificial
Linha Huawei Mate 10
Linha Huawei Mate 10

A Huawei reuniu a imprensa mundial em Munique, Alemanha, para apresentar a mais recente iteração da sua gama de smartphones topo de gama Mate que se irá chamar Mate 10. A gama é composta pela versão Pro e a “normal”

Estes novos smartphones incluem um SoC Kirin 970 fabricado pela própria Huawei que inclui, em estreia mundial, um processador dedicado para cálculos relacionados com inteligência artificial. Isto, além de quatro núcleos Cortex-A73 a funcionar a uma velocidade máxima de 2,36 GHz mais quatro núcleos Cortex-A5 a 1,8 GHz.

Huawei Mate 10 Pro Titanium Gray

Huawei Mate 10 Pro Titanium Gray

O Mate 10 Pro tem um ecrã com seis polegadas edge-to-edge, ou seja: sem moldura tanto do lado esquerdo como do direito. A resolução é de 2160 x 1080. Este ecrã oferece ainda a capacidade de reproduzir imagens em HDR para conseguir mostrar uma gama de cores mais ampla.

Como já é hábito com os dispositivos da Huawei, também o Mate 10 tem duas câmaras com tecnologia Leica. Uma monocromática com 20 MP e outra normal com 12. Ambas têm uma abertura dual f/1.6. O sistema de fotografia inclui ainda estabilização óptica de imagem (OIS). Este smartphone é ainda resistente à água e salpicos (IP67).

Seguindo a tendência iniciada pela Apple no iPhone 7, também a Huawei acabou por remover a entrada para auscultadores com ficha jack de 3,5 mm, optando por utilizar a entrada USB-C também par auscultadores, para além de servir para a sincronização e carregamento.

A bateria de 4000 mAh consegue durar cerca de dois dias a fazer fé nos dados divulgados pela marca. Falando ainda da bateria, a do Mate 10 Pro pode ser carregada até aos 58% em 30 minutos.

O Huawei Mate 10 Pro é dual-SIM, como tal permite a utilização de dois cartões SIM. A grande novidade neste caso é que ambos podem estar a funcionar em 4G e pode também ter um exclusivamente para dados e outro para conversação e dados. Este smartphone é um dos primeiros a permitir aceder a redes móveis de dados LTE com uma velocidade máxima de 1,2 Gbps.

O sistema operativo é o Android 8 Oreo acompanhado do Emui 8.0 a nova versão da skin da Huawei. No que respeita à memória e armazenamento, há duas versões: 64 GB e 4 GB de RAM ou 128 GB e 6 GB de RAM. Contudo, só a segunda estará disponível em Portugal.

Os tipos de objectos e cenas reconhecidos pelo sistema de inteligência artificial

Os tipos de objectos e cenas reconhecidos pelo sistema de inteligência artificial do Mate 10

Mas a grande inovação é mesmo a inteligência artificial que está presente em praticamente todas as funcionalidades. Por exemplo, quando o utilizador tira fotografias, o sistema permite identificar automaticamente o objecto que está a ser fotografado e adapta o modo de fotografia de forma a que imagem fique bem.

Outro aspecto é nas próprias conversações – o sistema de inteligência artificial aprende a identificar a voz do utilizado e realça-a para que mesmo que haja ruído de fundo se consiga perceber o que o utilizador está a dizer. A Huawei assegura que todo o processamento do sistema de inteligência artificial é feito localmente e de que nenhuns dados são transmitidos par o seus servidores ou para os da Google.

Uma última funcionalidade digna de nota é o modo de ‘PC’ em que depois de ligado a um monitor, o Mate 10 Pro pode funcionar como um computador. O utilizador poderá utilizar um teclado e rato Bluetooth ou o próprio ecrã táctil do telefone para interagir com as aplicações.

O novo Huawei Mate 10 Pro estará à venda em Portugal em duas cores: Titanium Gray e Mocha Brown, a partir do próximo mês de Novembro com o PVP recomendado de €879,90.

Nota de redacção: a PCGuia viajou para Munique a convite da Huawei.

Categorias
MobilidadeNotíciasReportagem PC Guia

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link