A percentagem de empresas que já está a «usufruir dos benefícios da adopção do IaaS aumentou significativamente no último trimestre», de acordo com um estudo da Oracle conduzido à escala mundial junto de 1601 profissionais de TI.
O estudo também revela que 68% das empresas acredita que o IaaS «oferece níveis de desempenho excepcionais no que diz respeito ao incremento da velocidade e da disponibilidade», um aumento de 20% face ao anterior trimestre.
Mais de metade dos inquiridos (56%) revelou que as suas empresas «registaram níveis acrescidos de produtividade com a migração para a cloud», e quase metade dos inquiridos (46%) afirmaram que as suas equipas de TI puderam passar a focar-se mais activamente noutros projectos.
O estudo também sublinha que para mais de 2/3 dos inquiridos (68%) a migração para o IaaS «também contribuiu para reduzir significativamente o tempo de disponibilização das novas aplicações e serviços, bem como para reduzir substancialmente os custos de manutenção».
«O index confirma que os investimentos na IaaS compensam. As empresas comprovam os benefícios que advém desta adopção e que se estendem muito além do departamento de TI. As empresas alcançam melhorias evidentes de produtividade, bem como a capacidade de mudarem o foco para projectos de maior valor acrescentado. Dado o elevado número de inquiridos que salientou o quanto o IaaS pode ajudar nos processos de transformação e nas suas ambições de inovação, esperamos que o retorno do investimento continue a crescer. No entanto, e para a minoria das empresas que ainda estão na dúvida sobre o que fazer, o estudo revela que correm um sério risco de ficar para trás, enquanto as suas rivais se tornam mais ágeis», afirmou James Stanbridge, Vice President IaaS Product Management EMEA and APAC, da Oracle.
Via Oracle.