ESET aconselha utilizadores de Windows Server 2003 a instalarem as últimas actualizações de segurança

A equipa de investigação da ESET estima que esta operação esteja a decorrer desde Maio de 2017.
Digital-currency

A ESET descobriu uma nova ameaça em que os atacantes se aproveitam de uma vulnerabilidade em servidores Web com Windows Server 2003 para minerarem a moeda digital Monero.

Ao criarem o software malicioso de mineração, os criminosos praticamente não modificaram o código aberto original, adicionando apenas poucas linhas de código. Na realidade, e segundo a equipa de especialistas da ESET, esta versão modificada pode ter sido «criada em apenas alguns minutos».

A equipa de investigação da ESET estima que esta operação esteja a decorrer desde Maio de 2017. Durante este período, os criminosos responsáveis por esta campanha criaram uma botnet de centenas de máquinas infectadas e obtiveram mais de 63 mil dólares (cerca de 53 mil euros) em Monero.

Em Julho de 2015, a Microsoft acabou com o suporte para Windows Server 2003, e não lançou um patch para esta vulnerabilidade até Junho de 2017, quando várias vulnerabilidades para estes sistemas antigos foram descobertas por autores de malware.

Embora o ciclo de vida do Windows Server 2003 tenha chegado ao fim, a Microsoft corrigiu as vulnerabilidades para evitar a ocorrência de outros ataques como o WannaCry.

Via ESET.

Categorias
PCGuia Pro

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link