Play – Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Estamos numa época de remakes e de remasters – em alguns títulos isto até pode fazer sentido, mas em outros não. Felizmente, Crash Bandicoot faz parte do primeiro grupo de títulos. O jogo original da série foi lançado em 1996 para PlayStation e, até 2001, manteve-se um exclusivo para as plataformas da Sony. A partir desta dessa altura Crash Bandicoot saltou para outras plataformas móveis e fixas, como a Xbox 360.

Eis que chegamos a 2017 e Crash Bandicoot, editado pela Naughty Dog, a mesma de Uncharted e Last of Us, aparece com um novo aspecto, adaptado à tecnologia actual. Neste remake foram escolhidos os três primeiros títulos da série: Crash Bandicoot, Cortex Strikes Back e Warped. Este é um jogo de plataformas, mas, ao contrário de outros títulos do género, a câmara flutua à volta de Crash, o marsupial protagonista, e, consoante o sítio do cenário onde se está, o jogador tanto o pode ver de trás, como de frente. Isto faz com que os comandos invertam e acrescenta mais um nível de dificuldade à acção.

Mais que lavar a cara
Mas não se pense que, como aconteceu com alguns dos remakes que têm sido lançados ao longo do tempo, que o trabalho feito em Crash Bandicoot foi apenas o de limar arestas. Pelo contrário, a única coisa que ficou foi o excelente gameplay dos originais, tudo o resto é novo. Os modelos 3D foram redesenhados e os cenários, embora iguais ao original, também. O mesmo pode dizer-se do som, que foi todo refeito. A agora o ritmo dos tambores e das marimbas ficam mesmo no ouvido.

No que respeita aos jogos, nota-se bastante a diferença entre o primeiro título e os outros dois. Não porque o trabalho tenha sido mal feito, mas porque já existiam muitas diferenças entre os originais. O primeiro tinha os gráficos mais modestos, enquanto os seguintes já aproveitavam melhor as capacidades da PlayStation.

+ Muito divertido
+ Simples de jogar
– O primeiro jogo não impressiona

Gráficos: 8
Som: 8
Jogabilidade: 8
Longevidade: 7
Nota final: 8

Editora: Sony
Plataforma: PlayStation 4
Contacto: sony.pt
Preço: €39,99

Se gostou deste título recomendamos:
Little Big Planet, Ratchet & Clank, Sonic Adventure

Ponto final
Esta remasterização de Crash Bandicoot é um excelente jogo; consegue ser desafiante, sem ser impossível. Se estiver farto de títulos complexos, que duram uma eternidade e só quer mesmo desanuviar, este é o título ideal.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version