Aptoide lança o protocolo AppCoins

O protocolo será integrado em primeira instância na App Store da Aptoide.
Aptoide-AppCoins

A Aptoide, startup portuguesa com mais de 200 milhões de utilizadores, anunciou o lançamento do AppCoins, um protocolo blockchain aberto e distribuído para App Stores, que cria uma nova moeda para a economia da apps: AppCoins (APPC).

O protocolo será integrado em primeira instância na App Store da Aptoide, podendo ser adoptado por outras lojas de aplicações para qualquer sistema operativo.

Para financiar o projecto, a empresa prevê lançar uma oferta inicial de moedas (ICO), iniciando o processo com uma pré-venda a decorrer de 6 a 9 de Novembro.

Durante a fase de pré-venda do ICO, os membros da comunidade Android e outros grupos exclusivos vão ter a possibilidade de comprar os primeiros tokens de AppCoins, com um desconto de 30%. No total, a Aptoide prevê angariar 28 milhões de dólares (cerca de 24 milhões de euros) com o ICO.

Após o ICO, o protocolo AppCoins tornar-se-á disponível na Aptoide, oferecendo aos seus utilizadores uma nova criptomoeda específica para app stores. Ao interagir com as apps, os utilizadores são recompensados com AppCoins, permitindo às pessoas sem acesso a meios de pagamento online para fazer compras na aplicação.

Os utilizadores podem também transferir AppCoins entre si, aumentando as possibilidades de compra e incentivos para que descubram e tirem maior usufruto das aplicações.

Para os developers, o modelo «elimina todos os intermediários de pagamento e de publicidade, garantindo um maior retorno do investimento». Além disso, toda a informação é armazenada no blockchain, onde é criado um histórico reputacional dos developers nas diversas app stores.

Esse histórico «automatiza o processo de aprovação de apps e elimina a opacidade que existe no modelo actual, que varia entre app stores».

«A visão da Aptoide é criar uma solução disruptiva do actual modelo, oferecendo uma maior escolha e mais valor para os developers, proprietários de app stores e utilizadores», explica Paulo Trezentos, CEO da Aptoide. «Com o lançamento do protocolo AppCoins, damos um passo importante nessa direcção. A AppCoins está configurada para mudar profundamente a actual economia das apps, oferecendo um ambiente radicalmente novo para distribuir e consumir apps em escala».

Via Aptoide.

Categorias
PCGuia Pro

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link