PCGuia Pro

Transportes Urbanos de Braga utilizam plataforma Internet of Things da IBM

IBM-TUB-New

Os TUB (Transportes Urbanos de Braga) e a IBM Portugal anunciaram uma parceria para fornecer serviços personalizados aos utilizadores de transportes públicos com base na plataforma Internet of Things (IoT).

Os TUB tinham o desafio de integrar quantidades massivas de dados provenientes de vários sistemas de informação e comunicação para «assegurar uma melhor manutenção e operação do sistema de transporte e a sua articulação com o dia-a-dia da vida da cidade».

Agora, ao utilizar a plataforma IBM Intelligent Operations Center (IOC), juntamente com recursos da plataforma Watson IoT na Cloud IBM, os TUB estão a reunir grandes quantidades de dados de diferentes fontes, incluindo mapas de localização geográfica, clima e meio ambiente, Internet, emissão de bilhetes e telemetria dos veículos, para «melhorar o transporte público da cidade e a experiência individual dos passageiros».

O projecto irá incluir cerca de 120 autocarros públicos conectados à rede da cidade, fornecendo dados críticos que serão recolhidos e analisados em tempo real à medida que os passageiros viajam. Por exemplo, esta solução irá permitir que os TUB saibam exactamente onde um autocarro está localizado, quanto tempo irá demorar a chegar a uma paragem e quais os motivos de um eventual atraso.

A solução inclui vários componentes inovadores implantados a bordo dos autocarros públicos, tais como Wireless Access Point. Usando a ligação 4G existente, a Internet Wi-Fi estará disponível para que os passageiros «tenham acesso à sua jornada digital». Esta infraestrutura também pode ser utilizada para outros fins, como manutenção e sistemas de bilhética.

A IBM irá integrar a solução com uma aplicação já existente da cidade, a “TUB Mobile”, para que os cidadãos possam conhecer mais sobre a sua rede de transporte público, localização dos veículos e outras informações da região, e irá utilizar sensores IoT para medir dados ambientais dentro e fora do autocarro (CO2, ruído, temperatura e humidade).

Via IBM, TUB (Transportes Urbanos de Braga).

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×