Review – Wipeout Omega Collection

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O original foi lançado em 1995 para a PlayStation original e foi um êxito instantâneo que ajudou esta consola a ser o colosso que é hoje. Este é um jogo de corridas, mas em vez de carros, motos ou barcos, os veículos são naves. As naves voam baixinho por um circuito cheio de atalhos e zonas onde podem ganhar um incremento repentino de velocidade, para tentar ultrapassar os seus adversários.

3-em-1
A nova Omega Collection inclui três versões renovadas de jogos lançados para plataformas como PSVita e PS3: Wipeout HD, Wipeout HD Fury e Wipeout 2048. Não se pode dizer que não haja por onde escolher o nosso veículo, porque existem 48 opções diferentes, que vão sendo desbloqueadas à medida que se vai progredindo. As naves têm algumas características como a resistência-extra, que tem impacto na velocidade, mas também acontece o inverso, entre outros modificadores.

Existem ainda armas que podem ser apanhadas pelos vários concorrentes e usadas para atrasar os adversários. Mas também os pode destruir, se forem atingidos muitas vezes.

I feel the need…
Como já deve estar a adivinhar, a velocidade é muita e a rapidez de reflexos é um requisito essencial para conseguir levar a sua nave ao pódio. A Wipeout Omega Collection inclui 26 pistas, que na prática acabam por ser 52 por podem ser todas corridas em modo mirror (espelho).

A coisa mais interessante é que a mecânica de jogo é exactamente a mesma do original – nada foi mudado. E, mais de vinte anos depois da publicação do original, não perdeu fulgor e funcionalidades, muito pelo contrário: os gráficos foram melhorados para tirar partido do sistema HDR que a PS4 nos proporciona.

Também tem multiplayer
Se gostar de jogar online existe um modo multiplayer que permite fazer corridas com até oito participantes. Wipeout Omega Collection é simplesmente alucinante, a velocidade é muita e realmente é preciso ter reflexos muito rápidos para se manter à frente do pelotão.

Se tiver uma PS4 Pro e um televisor 4K com HDR vai conseguir jogar Wipeout Omega Collection em toda a sua glória, mas mesmo num televisor 1080 este é um dos jogos mais bem-parecidos que existem para a PS4. A única coisa a apontar é a de que, como se tratam de vários jogos interligados, a progressão é feita de várias formas, o que pode ser algo confuso.

Ponto final
Mais que o revivalismo que os gamer mais velhos possam sentir, esta é realmente a essência dos videojogos, que foi renovada e bem. É um título empolgante, rápido e que entretém, sem ter de estar a pensar muito.


Editora: Sony
Distribuidora: Sony
Site: playstation.pt
Preço: €34,99


Se gostou deste título recomendamos:
Super Mario Kart

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version