Review – Endless Space 2

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A estratégia espacial nunca teve gráficos tão bons. Confesso que nunca tinha jogado Endless Space até ter ouvido falar da segunda versão deste jogo. Sou fã deste tipo de títulos, até mais que outros géneros e tenho largas centenas de horas de jogo em Civilization.

Há quem diga que os jogos de estratégia e world building por turnos são a essência deste género, porque se assemelham a jogos de xadrez, com tempo para calcular o próximo movimento e delinear uma estratégia a longo prazo. Pessoalmente, gosto mais de jogos de estratégia em tempo real, porque se tem de pensar depressa e responder rapidamente aos desafios.

Endless Space 2 é um jogo de estratégia espacial em que temos de tomar as rédeas de uma civilização, numa galáxia, e fazê-la prosperar no meio de outras que competem pelos mesmos recursos; aqui, pode haver amigos ou inimigos.

Podemos assumir o papel de líder de uma das oito civilizações que habitam a galáxia e, neste papel, temos de gerir vários aspectos da nossa civilização, como a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e as relações políticas económicas externas/internas. Não há nada como ter uma população contente para que produza mais. Esse contentamento pode ser atingido de várias formas, mas principalmente pela força ou pelo bem-estar das populações.

Exploração e colonização
Os jogos de estratégia espacial requerem, inevitavelmente, colonizar outros planetas e, em Endless Space 2, há-os aos montes. Para que se consiga acrescentar um planeta ao nosso império há que ter os pré-requisitos necessários, tanto tecnológicos, como sociais.

Outro aspecto essencial neste género é o combate. Infelizmente é, talvez, a característica menos conseguida de Endless Space 2 porque, além da preparação e escolha da estratégia, o jogador não tem qualquer influência sobre as batalhas, que se desenrolam à sua frente como se fossem um programa de TV. Até podemos não querer ver e saber apenas o resultado final. Existem muitas condições de vitória e o jogador pode defini-las no início do jogo.

Visualmente, Endless Space 2 é muito bom, a interface é menos intrusiva que a de outros jogos deste tipo, por exemplo o Stellaris 2, o que é uma vantagem. Mas, para quem se lança no jogo do zero, pode ser algo assustador, pelo facto da informação ser dada em doses muito “espartanas”.


Ponto final
Gráficos excelentes, interface futurista e um universo para explorar. O que pode pedir mais um fã de ficção científica e de jogos de estratégia? Talvez poder controlar a sua armada em combate… Enfim, Endless Space é muito bom, mas ainda pode melhorar.



Editora:
Amplitude Studios
Distribuidora: Sega
Plataforma: PC
Contacto: endless-space.com
Preço: €39,99

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version