Parlamento Europeu aprova o programa WiFi4EU

Estima-se que, até 2020, mais de 6000 locais públicos beneficiem desta iniciativa.
WiFi-New-01

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje o programa WiFi4EU, destinado a promover a instalação de pontos de acesso sem fios gratuito à Internet em espaços públicos.

As câmaras municipais, as bibliotecas, os hospitais e outras entidades públicas poderão candidatar-se a financiamento para a instalação de pontos locais de acesso sem fios recorrendo a procedimentos administrativos simples. Estima-se que, até 2020, mais de 6000 locais públicos beneficiem desta iniciativa.

As primeiras candidaturas devem ser lançadas ainda antes do final deste ano ou no início do próximo ano.

A União Europeia financiará os custos com o equipamento e a instalação dos pontos de acesso, devendo os beneficiários assegurar que os serviços Wi-Fi gratuitos sejam fornecidos aos cidadãos durante, pelo menos, três anos.

O regulamento prevê formas de assistência financeira, por exemplo sob a forma de vales, para cobrir até 100% dos custos elegíveis.

«Proporcionar a todos os europeus o acesso gratuito e livre de restrições à Internet de alta qualidade em sítios públicos é uma medida de grande simbolismo, que tem muita força política e tem um grande potencial transformador», disse o eurodeputado Carlos Zorrinho (S&D), relator do PE sobre a iniciativa WiFi4EU.

Via Parlamento Europeu (PE).

Categorias
InternetNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia