A Oracle anunciou um conjunto de novas funcionalidades na sua oferta Internet of Things (IoT) Cloud a nível da inteligência artificial (IA) e de Machine Learning, que potenciam o Digital Twin e o Digital Thread. Desta forma, os clientes podem «visionar rapidamente toda a operação e aproveitar ao máximo os dados preditivos dos seus activos conectados».
A Oracle também introduziu novas soluções industriais vocacionadas para os serviços digitais, bem como para as unidades fabris inteligentes e conectadas em rede e para a gestão digital das frotas.
O Digital Twin é uma representação de um activo fixo ou de um equipamento que melhora as abordagens analíticas tradicionais. O objecto modelo inclui visualizações multifacetadas dos dados actuais, históricos e preditivos, bem como das dimensões operacionais e de comportamento desse activo.
Com o Digital Twin, as empresas têm ao seu dispor um novo paradigma operacional para interagirem com o mundo físico, viabilizando «a redução das despesas operacionais e dos investimentos iniciais de capital, minimizando os tempos inactividade e optimizando os níveis de desempenho dos seus activos».
O Digital Thread é, segundo a Oracle, um marco nos processos de negócio conectados que aproveita o IoT e cria um ‘sistema de sistemas’ conectando em tempo real, e através da cadeia de abastecimento digital, os elementos que tradicionalmente estão dispersos em silos.
Ao proporcionar a visão de ponta-a-ponta de um activo através de todo o ciclo de vida da sua produção, o Digital Thread agrupa e liga todo o processo da cadeia de abastecimento (desde a concepção do produto e execução do pedido, ao fabrico e gestão do ciclo de vida do produto, ao armazenamento, transporte, logística e compras).
A Oracle IoT Cloud está disponível quer como aplicação as a service (SaaS), quer como plataforma as a service (PaaS).
Via Oracle.