Grupo de investigadores europeus criou o “Attack Navigator”

Este método é o principal resultado do projecto europeu TREsPASS.
TREsPASS-Project

Um grupo de investigadores europeus, coordenados pela Universidade de Twente, Holanda, trabalhou em conjunto para criar o “Attack Navigator”. Este método é o principal resultado do projecto europeu TREsPASS.

No início de 2013, os investigadores aceitaram o desafio de desenvolver ferramentas que permitissem às pessoas antecipar potenciais ataques aos sistemas de informação.

A investigação deu origem ao “Attack Navigator”: um método que assenta em especialização técnica e conhecimento em ciência social, combinado com o uso dos mais recentes processos de gestão de risco e tecnologia de informação.

O potencial atacante é o ponto de partida para este método, que depois se expande aos sistemas de gestão de risco tradicionais. O sistema visualiza potenciais caminhos dos atacantes.

O processo de identificação destes caminhos começa com o envolvimento da organização. Através da utilização de técnicas de extracção automatizadas e modelos tangíveis, o mapeamento do “Attack Navigator” é construído, após o qual são computados os possíveis caminhos de ataque.

Os resultados do TREsPASS foram avaliados «de forma positiva» na revisão final pela Comissão Europeia, que contribuiu financeiramente para o programa de investigação Europeu FP7.

O método desenvolvido tem uma aplicabilidade muito abrangente e resulta num método estandardizado que contribui para a prevenção de incidentes na Europa. Suporta organizações e os seus clientes na tomada de decisões conscientes sobre medidas de segurança a adoptar.

Os resultados e ferramentas do TREsPASS estão disponíveis online e muitas dessas ferramentas são software de código aberto.

A GMV, enquanto empresa integrante deste projecto, partilhou a sua experiência em cibersegurança no sector financeiro, nomeadamente na protecção de ATMs contra ataques nocivos de forma a responder a um dos principais objectivos do projecto TREsPASS: construir um toolkit “Attack Navigator” inteligente.

A ideia passa por desenvolver a capacidade de especificar quais dos possíveis caminhos são mais vulneráveis e quais as melhores opções no que respeita a contramedidas tendo em conta a análise de risco.

Via GMV, TREsPASS.

Categorias
NotíciasSegurança

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia