EventosNotícias

Doutorada do ISCTE-IUL recebe Prémio Científico IBM 2016

MinistroCiencia-Premio-IBM

Numa cerimónia que decorreu no ISCTE-IUL, a IBM Portugal entregou o Prémio Científico IBM a Caroline Conti, investigadora que venceu esta 27ª edição, com um trabalho baseado na tecnologia de campo de luz.

As tecnologias de imagem e vídeo estão em constante evolução a fim de proporcionar experiências visuais cada vez mais imersivas para os utilizadores. Os recentes avanços tecnológicos permitem agora obter formas de conteúdo mais ricas, onde não apenas a informação da intensidade da luz, mas também a informação sobre a direcção dos seus raios pode ser captada.

Estes novos graus de liberdade permitem novas funcionalidades, como por exemplo, a capacidade de se ajustar o ponto de focagem, a profundidade de campo ou alterar a perspectiva da visualização após a aquisição do conteúdo.

O trabalho vencedor aborda alguns dos desafios e requisitos essenciais para introduzir futuros serviços e aplicações baseados na tecnologia de campo de luz (ou light field) e desenvolve três soluções para a codificação eficiente do campo de luz, de modo a dar uma resposta mais capaz à enorme quantidade de dados envolvidos nestes sistemas e suportar novas funcionalidades mais avançadas e robustas de visualização e interacção.

Esta investigação contribui também para a discussão mundial iniciada recentemente pelos organismos de normalização JPEG (Joint Photographic Experts Group) e MPEG (Moving Picture Experts Group), que através das iniciativas mundiais JPEG Pleno e MPEG-I visam especificar uma norma para a representação e codificação do conteúdo de campo de luz.

«Este trabalho aborda alguns dos novos desafios na disseminação de serviços que oferecem uma experiência visual mais imersiva e interactiva, através da utilização da tecnologia de campo de luz.

As soluções de codificação propostas oferecem um desempenho significativamente superior ao que existe actualmente disponível», afirmou Caroline Conti, investigadora do Instituto de Telecomunicações e doutorada em Ciências e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL.

«É uma honra muito grande receber este prémio e ter o nosso trabalho reconhecido neste grupo selecto de investigadores de prestígio internacional que foram premiados nestes últimos 27 anos».

Via IBM.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×