Descomplicómetro – Watercooling

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A aplicação de um circuito de arrefecimento líquido começou a torna-se corriqueira, especialmente a partir do momento em que fabricantes de processadores como a AMD e a Intel passaram a incluir soluções deste género nos seus processadores topo de gama, como forma de garantir que os mesmos são arrefecidos de forma correcta.

Face a um sistema de arrefecimento a ar, um sistema de watercooling permite manter a temperatura do componente gerador de calor mais estável, ao mesmo tempo que garante uma dissipação mais eficaz, por afastar o calor da fonte geradora para um componente especificamente criado para a sua dissipação.

Bloco de água
Este é o elemento que entrará em contacto com a fonte geradora de calor, sendo este adaptável, através de encaixes específicos, para os diversos tipos de processador, uma vez que os blocos para placa gráfica exigem um bloco especificamente criado para a área disponível em torno do GPU.

O bloco de água tende a usar uma base em cobre, com um acabamento em níquel para evitar a sua oxidação, sendo o interior composto por labirintos para a passagem do líquido. Isto garante uma maior área de contacto entre o bloco e o líquido, para uma maior dissipação do calor de um para o outro.

Radiador
O radiador é o elemento fundamental que permitirá dissipar o calor existente no líquido. Disponíveis em diferentes tamanhos (120, 240 ou 360 mm), tendem a usar o alumínio como material de fabrico, para garantir uma maior facilidade na dissipação do calor existente. Estes tendem a ser colocados em zonas de entrada de ar na caixa, ou zonas de saída de ar da caixa, por uma questão de arrumação e ligação com as ventoinhas usadas.

Bomba de água
No passado, as bombas de água eram adaptações das bombas usadas em fontes de jardim, por garantirem um funcionamento eficaz e uma elevada fiabilidade. Actualmente, as bombas de água tornaram-se cada vez mais pequenas, sendo em muitos casos integradas no próprio bloco de água, dispensando assim o uso de depósitos de água, visto tratarem-se de circuitos fechados.

Veja-se o exemplo deste Cooler Master Seidon 120v V3 Plus, que incluí no próprio bloco universal a bomba de água, que oferece uma esperança média de vida de setenta mil horas de utilização, o que equivale a oito anos de utilização contínua.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version