MobilidadeNotíciasSegurança

S21sec descobre novo malware bancário em dispositivos Android

Alvo-de-ataque-01

A S21sec publicou um estudo onde dá a conhecer as características de um novo malware de tipo bancário direccionado a dispositivos móveis com sistema operativo Android.

Chama-se Android LokiBot, e embora partilhe o nome com o malware Lokibot amplamente difundido na Internet, não se baseia neste nem tem semelhanças.

Segundo a S21sec, além de roubar informações de cartões de crédito, este novo malware está preparado para injectar um código, afectando as comunicações e toda a relação de segurança entre o dispositivo infectado e os sistemas móveis bancários para determinadas entidades em vários países, principalmente da Europa.

A S21sec descobriu que este kit estava a ser comercializado em fóruns ilegais de pirataria por um preço de 2 mil dólares e que alguém o comprou tornando a sua ameaça activa.

Os investigadores da empresa conseguiram aceder às injecções durante as actividades bancárias móveis e realizar um estudo em profundidade sobre este software malicioso.

Entre as funcionalidades que o Lokibot pode executar destacam-se: dois tipos de captura de cartões, spam aos contactos, realização de chamadas, reencaminhamento de chamadas recebidas, envio, intercepção ou eliminação de SMS recebidas, início de aplicações, captura do historial de navegação, entre outros ataques.

Os principais países afectados, por número de dispositivos, foram a Alemanha, Turquia, Irão, Colômbia e Hungria. Contudo, a lista para ataque era superior incluindo Espanha e Portugal, que não registaram infecções até ao momento.

Via S21sec.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×