Review – Asus Zenfone Zoom S

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Como o seu nome indica, este novo smartphone da Asus foi desenhado com a fotografia em mente, mais que qualquer outro aspecto. O Asus Zenfone Zoom S tem duas câmaras fotográficas com sensores de 12 MP, para duas utilizações distintas: uma com grande angular e a outra com zoom óptico de 2,3x.

Apesar de terem a mesma resolução, os sensores são diferentes, porque o da grande angular tem tecnologia Asus Superpixel que combina hardware e software, para conseguir captar mais luz quando tira fotos em sítios escuros. No que respeita à focagem, este Asus utiliza um sistema duplo que utiliza uma técnica de autofoco tradicional com laser para as fotos mais próximas.

Já no campo das selfies, este dispositivo tem um sistema de embelezamento por software que dá um pequeno polimento ao aspecto de todos os que aparecem na fotografia. Sim, faz tudo o que diz na caixa. Este smartphone consegue tirar fotografias muito interessantes, mesmo em condições de pouca luz e, se o utilizador quiser, basta apenas apontar e disparar. O software faz o resto.

Se for entendido em fotografia, a aplicação dá-lhe a possibilidade de alterar vários parâmetros para obter resultados mais de acordo com os seus objectivos artísticos. A outra estrela deste smartphone é a bateria. Tem 5000 mAh e, como se pode ver pelas medições, reproduzidas na tabela no final deste artigo, é uma das melhores que jamais passaram por cá. Aliás, com 1031 minutos, que correspondem a cerca de dezassete horas de vida em utilização intensiva, só fica em segundo lugar por três minutos.

Por fora, o Asus Zenfone Zoom S tem um aspecto muito semelhante ao iPhone com arestas arredondadas e entradas na parte de baixo do dispositivo. Felizmente, a Asus ainda não sentiu a tentação de remover a entrada para auscultadores. Os botões frontais para o controlo do sistema operativo são sensores que estão na parte de baixo do ecrã de 5,5 polegadas. Na parte de trás estão as duas câmaras e o leitor de impressões digitais. O dispositivo tem um acabamento preto baço sem qualquer imperfeição a apontar.

Curiosamente, o sistema operativo é Android 6.0, que inclui a já tradicional e muito colorida skin ZenUI que não atrapalha muito a experiência de utilização com aplicações desnecessárias.

Este dispositivo é, claramente, de gama média e os resultados dos testes de desempenho provam-no inequivocamente. Com a excepção do tempo de vida da bateria, os scores obtidos são mais ou menos metade dos obtidos por dispositivos de gama (e preço), mais altos.

Ponto final

Este smartphone não é caro para o que oferece. Com ele, pode tirar fotografias de qualidade superior. Além disso, tem uma bateria que, quase literalmente, nunca mais acaba e faz tudo o que outros fazem. Só é mesmo pena que a Asus não tenha sido um pouco mais arrojada no design para se libertar dos “ares” que vêm de Cupertino.

+ Câmaras
+ Qualidade de montagem
– Design batido

Experiência de utilização: 5,5
Medições: 2
Preço: 1
Nota final: 8,5

Distribuidor: Asus
Contacto: asus.pt
Preço: €499,99

PCMark Work: 4830
Antutu: 63 014
PCMark Work Bateria (min):1031
3d Mark: 13 822

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Processador: Qualcomm Snapdragon 625 (8 x 2 GHz)
Memória: 4 GB
Armazenamento: 64 GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 2 x 12 MP
Ecrã: 5,5” AMOLED (1920 x 1080, 424 ppi)
Bateria: 5000 mAh
Dimensões: 154,3 x 77 x 7,99 mm
Peso: 170 gramas

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version