Review – Acer TravelMate X

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Destinado a um tipo de utilizadores mais profissional, este UltraBook da Acer surpreende pelo visual atraente, sem precisar de ser exorbitante como na gama Predator, bem como pela elevadíssima qualidade de construção, sendo todo o chassis em alumínio, razão pelo qual revela uma elevada robustez.

Apesar de ser muito estreito, conta com a presença de duas portas USB, sendo uma delas do tipo 3.0, uma porta USB 3.1 Type C, leitor de cartões SD, ligação para auscultadores e encaixe para cadeados do tipo Kensingston. A porta USB 3.1 Type C tem a particularidade de poder funcionar como saída Display Port, desde que utilize o adaptador existente que precisa de ser adquirido separadamente.

Igualmente opcional é a competente dock que utiliza a ligação USB 3.1 Type C para alimentar uma dock equipada com todo o tipo de ligações que alguma vez precisará num posto de trabalho tradicional.

Boa imagem
Um dos elementos que salta à vista neste TravelMate X é o agradável ecrã de 14 polegadas que, além de ter uma dimensão superior aos seus rivais de 13,3 polegadas e de poder ser aberto até um ângulo de 180 graus, consegue reproduzir uma imagem de elevada qualidade graças ao uso de um painel IPS e à resolução FullHD de 1920 por 1080 pixéis.

Se tivéssemos de encontrar um ponto negativo neste ecrã, este seria apenas o de o nível de brilho máximo não ser tão elevado como o de alguns rivais, embora continuando a ser mais que indicado para uma utilização confortável.

Além do ecrã, destaque para o agradável teclado retroiluminado (com teclas isoladas em formato ‘chiclete’) e para o touchpad de grandes dimensões, que oferece uma elevada precisão e um toque muito agradável, sendo a sua superfície brilhante mais indicada para o uso das suas capacidades multitouch, ao contrário do resto do corpo em alumínio do tipo acetinado.

Desempenho adequado
O TravelMate X traz um processador Intel Core i5-6200U Dual-Core com suporte para tecnologia HyperThreading, com 2,3 GHz de velocidade (2,8 GHz em modo Turbo), 8 GB de memória RAM DDR3 e um SSD de 256 GB.

Em testes anteriores da PCGuia, testámos o Acer Switch Alpha 12 que, embora tivesse um processador superior (Core i7-6500U), não foi capaz de garantir o mesmo desempenho que este TravelMate X, que obteve resultados superiores em todos os testes, incluindo no de autonomia. Mas, mais importante que o elevado desempenho, a Acer garante que este UltraBook vem equipado com importantes soluções de segurança como um leitor de impressões digitais compatível com Windows Hello, que permite o início de sessão com um só toque; no computador vem ainda a solução Acer ProShield, que permite proteger todos os seus dados. Por se tratar de um dispositivo para empresas e empresários, a Acer certificou o hardware para funcionar na perfeição com o Skype para Empresas e com op assistente virtual Cortana.

Ponto Final
Este Acer TravelMate X destaca-se pela elevada qualidade de construção, com um corpo totalmente em alumínio, um ecrã com uma excelente qualidade de imagem, bom desempenho e soluções de segurança simples, mas eficazes, indicadas para empresas e empresários em nome individual.

+ Qualidade de construção
+ Desempenho geral
+ Qualidade de imagem

Medições: 3
Experiência de Utilização: 2
Preço: 3
Pontuação: 8

Distribuidor: Acer
Site: acer.com/pt
Preço: €889

Características técnicas
Processador: Intel Core i5-6200U 2,3 GHz (2,8 GHz em Turbo)
Memória: 8 GB DDR3
Armazenamento: 256 GB SSD
Placa Gráfica: Intel HD Graphics 520

Desempenho
PCMark 8 Work: 3071
PCMark 8 Home: 2854
PCMark 8 Home (Autonomia): 218 minutos
3DMark Cloudgate: 6162

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version