Produza páginas web facilmente com a inteligência artificial da Wix

Foi em 2006 que uma um grupo de empresários decidiu revolucionar a forma como as páginas web são criadas, através da sua plataforma Wix. Através deste serviço, poderá criar...

Foi em 2006 que uma um grupo de empresários decidiu revolucionar a forma como as páginas web são criadas, através da sua plataforma Wix. Através deste serviço, poderá criar site grátis com extrema facilidade, seja sua página pessoal, ou até mesmo institucional, sendo possível usar linguagens avançadas como HTML 5, tirando partido dos milhares de templates criados por mais de 500 designers especializados e milhares de funcionalidades adicionais, que funcionam como plug-in, também elas disponibilizadas de forma gratuita.

Mais de 100 milhões de utilizadores depois, oriundos de 190 países distintos, a Wix decidiu voltar a inovar, ao lançar o primeiro sistema de inteligência artificial criado especificamente para o desenvolvimento e criação de páginas web, o Wix ADI. Mas como funciona este inovador sistema de inteligência artificial? Este sistema permite que, através de um conjunto de perguntas, que a página seja criada tendo em conta as suas respostas para os mesmos, permitindo assim combinar todas as funcionalidades e layouts disponíveis para tornar a sua próxima página única. Claro que embora todo este processo possa ser finalizado em meros minutos, poderá posteriormente ajustar inúmeros elementos, indo ao encontro das suas necessidades, como as cores, tamanho da fonte, animações, secções e outros.

Para começar encontrará aquele que é, para nós, o único ponto negativo deste sistema, o facto do Wix ADI apenas funcionar em inglês, problema esse facilmente contornado alterando o idioma da sua conta de utilizador. Para tal bastará clicar no perfil de utilizador e na opção de idioma, alterando o mesmo para inglês. A partir daqui terá que clicar no ícone com o símbolo do “+”, colocado no topo direito, ao lado do ícone do seu perfil, para criar uma nova página.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De seguida ser-lhe-á dada a oportunidade de determinar o tipo de página que pretende criar, seja ela empresarial, uma loja online, site de fotografia, música, eventos, blog ou outros. Escolhendo o tipo de site desejado, poderá escolher se deseja criar a sua página com o Wix ADI ou o tradicional editor Wix. Naturalmente que recomendamos o uso do Wix ADI, para tirar partido das valências deste inovador sistema. Para exemplificarmos o funcionamento deste sistema, optámos por escolher a criação de um blog de notícias com o Wix ADI. (Caso prefira usar o editor tradicional há vídeos tutoriais que ensinam a criar um site).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aqui encontrará as tais questões que terá que responder para ajudar o sistema de inteligência artificial a criar a página à sua medida. Visto termos escolhido a opção de blog, o Wix ADI pergunta-nos que tipo de blog pretendemos criar, tendo sido escolhido para o exemplo um blog de notícias (News Blogger). No ecrã seguinte é dada a opção de permitir a venda de produtos, fundamental para a activação do módulo de loja online, o módulo de apontamentos e o módulo de subscrições, aquele que achámos mais indicado para o tipo de página escolhida. Falta, como é obvio, atribuir um nome ao blog, ou página web.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para completar os contactos, o Wix ADI irá perguntar-lhe se deseja colocar uma morada, um opcional que poderá ser ignorado, embora a indicação da morada acabe por atribuir uma credibilidade à página. De seguida o Wix ADI irá pesquisar na internet por dados que possam estar relacionados com a sua página ou conteúdo da mesma. Neste caso em particular, ele detectou a existência da página MotorMais, tendo usado os dados existentes na mesma para actualizar os dados da nova página, mas poderá editar todos os campos e atribuir os seus próprios dados, caso esteja a criar uma página totalmente nova.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tendo respondido às questões iniciais, o Wix ADI irá posteriormente criar o layout recomendado, tendo em conta as suas preferências. Ainda assim, ele permitirá que escolha um dos seis estilos de design que o sistema acha serem os mais indicados para a sua página, bem como permite criar um esquema de cores inspirado no seu logótipo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aqui está, a primeira versão da sua página web criada pelo Wix ADI. É certo que ainda precisará de afinar muitos elementos, mas toda essa afinação poderá ser auxiliada através do sistema de ajuda do Wix, que se encontra no canto inferior direito. Através deste sistema poderá escolher o tipo de design que melhor se enquadra com o conteúdo da sua página, o esquema de cores, fontes, animações de navegação do site, design das secções e tipo de conteúdos por secção.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se tudo correr bem, terá conseguido criar uma página que terá um domínio próprio, com a vantagem de a mesma ser totalmente compatível com os browsers de computador como de dispositivos móveis, sendo possível pré-visualizar o resultado em qualquer um dos formatos. Para tal, basta clicar no link no topo que indica Preview, e escolher na janela que irá abrir, na barra direita, a opção de pré-visualizar em modo desktop ou modo mobile. Se tudo estiver de acordo com os seus requisitos, apenas precisará de publicar a página, podendo aceder aos serviços premium da Wix através do botão de Upgrade, colocado no topo, que lhe permite escolher um dos diversos planos mensais disponíveis, que permitem atribuir um domínio específico à sua página, bem como diversos níveis de largura de banda da página e espaço para armazenamento no servidor.

Categorias
DicasGuia completo
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia