IBM anuncia a iniciativa Microbiome Immunity Project (Vídeo)

Irá utilizar o poder de processamento excedentário dos computadores, tablets ou smartphones de utilizadores voluntários.
IBM-Microbiome-Immunity-Pro

O Microbiome Immunity Project é uma iniciativa dinamizada pela World Community Grid da IBM que irá utilizar o poder de processamento excedentário dos computadores, tablets ou smartphones de utilizadores voluntários com o objectivo de realizar milhões de experiências virtuais para ajudar cientistas do Broad Institute of MIT and Harvard, do Massachusetts General Hospital, da University of California San Diego e do Simon Foundation do Flatiron Institute.

O projecto visa mapear os três milhões de genes bacterianos encontrados no microbioma humano – a bactéria que vive no corpo humano e que se acredita que afecta a saúde – e prever a estrutura das suas proteínas associadas.

Este estudo pretende entender melhor a interacção do microbioma com a bioquímica humana e determinar como essa interacção pode contribuir para doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, doença de Crohn e colite ulcerosa – doenças que afectam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Com uma melhor compreensão, os cientistas poderão assim prevenir e tratar mais facilmente essas doenças.

Segundo a IBM, uma vez que estudar todo o microbioma humano seria quase impossível com os métodos tradicionais, o poder de processamento de supercomputação é partilhado através da World Community Grid, ou seja, qualquer pessoa com um computador e uma ligação à Internet pode juntar-se a esta comunidade e inscrever-se para apoiar este projecto.

Na prática, basta descarregar um programa de software que, ao detectar que um dispositivo não está a ser utilizado, permite que este utilize a sua capacidade de computação para executar uma determinada tarefa, neste caso em nome dos cientistas.

Os dados resultantes de milhões destas actividades serão depois analisados pela equipa de investigação. Os investigadores vão disponibilizar esses dados a outros cientistas, acelerando o avanço do conhecimento científico – e, em última instância, melhorando os tratamentos – de doenças autoimunes.

Desde a sua fundação em 2004, a World Community Grid apoiou 29 projectos de investigação em áreas como o cancro, HIV/SIDA, Zika, água limpa, energias renováveis e outros desafios humanitários.

Via IBM.

PCGuia ProVídeos

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.