Transforme o seu computador de casa num servidor VPN

Se viaja frequentemente, o mais provável é que já tenha passado pelo desespero de estar a tentar ligar a uma rede Wi-Fi qualquer – sem saber se é segura...

Se viaja frequentemente, o mais provável é que já tenha passado pelo desespero de estar a tentar ligar a uma rede Wi-Fi qualquer – sem saber se é segura ou não. Por isso, às vezes dá jeito utilizar uma VPN para ter algum tipo de segurança ao utilizar redes públicas.

Para ter a certeza de que está a aceder a uma ligação segura, aqui fica a sugestão de um serviço gratuito de VPN que irá utilizar o seu computador de casa como um servidor de proxy, que vai funcionar como um intermediário entre a sua informação e a rede. Para isso, são precisos dois computadores. O seu PC de casa passa a funcionar como o tal proxy, para evitar possíveis problemas de segurança. Claro que se a ligação fora de casa for lenta, esta opção não servir para ajudar à velocidade – principalmente se estiver muito longe de casa. Aqui foi utilizada a Hamachi, uma VPN gratuita.

Passo 1 – Preparar o servidor
Para este guia, vai precisar de dois computadores: um que vai funcionar como servidor e um portátil, que funcionará como cliente (e que andará fora de casa). O ‘PC servidor’ tem de estar sempre ligado para que isto funcione – algo que tem de ter em conta se, por exemplo, estiver fora durante vários dias.

Ao utilizar o ‘PC servidor’, faça o download do LogMeIn Hamachi em vpn.net. O download está disponível para Windows, Mac e Linux. Quando o programa iniciar pela primeira vez, clique no ícone ‘Power’. Para isso, vai precisar de criar uma conta de utilizador. É através dessa conta que vai controlar toda a configuração. Confirme a conta, clique em ‘Criar uma nova rede’ e dê-lhe um nome e uma password de acesso.

Passo 2 – Configuração no computador cliente
Agora, vai precisar de ir até ao portátil e instalar o Hamachi. Use o mesmo login que utilizou no computador ‘servidor’. Vai receber um email como notificação de cada vez que adicionar um novo dispositivo, já que isto funciona como um mecanismo de segurança. De seguida, escolha ‘Ligar a uma rede existente’. Seleccione a rede e introduza a password que criou no primeiro passo. O nome do PC inicial vai aparecer. Clique com o botão direito aí e escolha ‘Procurar’ – aqui, introduza o seu login habitual da conta do Windows, para ter acesso às informações do PC servidor. Se tiver algum problema a ligar à rede, convém dar uma olhadela às definições de firewall e criar algumas excepções para o Hamachi.

Passo 3 – Configurar o Privoxy

No seu computador ‘cliente’, vai precisar de fazer o download do Privoxy, disponível em bit.ly/2qTtMcy. Aqui, escolha o ficheiro privoxy_setup_3_0_23.exe e faça a instalação. Depois disso, vai aparecer uma janela branca. Pode fechá-la, ir até aos ícones escondidos da barra do Windows, clicar com o botão direito e escolher ‘Main Configuration’. O programa vai abrir um documento de texto; vá até à secção 4.1 e procure por listen-address 127.0.0.1:8118. Coloque um ‘#’ em frente a essa linha e, por baixo, escreva listen-address [o IP no topo da sua janela do Himachi]:8118. Guarde o documento e reinicie o Privoxy. A firewall do Windows pode pedir para permitir ou negar a conexão.

Passo 4 – Configurar o browser
Depois disto, ainda tem de configurar o browser do portátil, para que redireccione o tráfego da rede pelo Hamachi. Vá até ao browser, abra as definições e clique em ‘mostrar definições avançadas’ – no Chrome, por exemplo. Nas definições de rede clique em ‘alterar definições de proxy…’; escolha ‘Definições de LAN’ e introduza as informações que tem do Prixovy, incluindo a porta 8118. Quando terminar, vá até privoxy.org/config e confirme se o Privoxy está bem configurado. Se sim, já pode aceder com uma ligação segura através do ‘PC servidor’. Caso não esteja bem configurado, vale a pena confirmar se não existe qualquer conflito de proxy ou de firewall.

Passo 5 – Opções de segurança do Privoxy
As definições default do Privoxy costumam ser adequadas para quem quer uma configuração rápida – mas há mais para explorar. Para isso, clique com o botão direito do rato no ícone do Privoxy. Escolha a opção ‘Edit’ > ‘User Actions’ para personalizar o programa. Por exemplo, o Privoxy permite não guardar uma cache de cookies por definição – mas pode escolher quais os sites que podem ser uma excepção.

Categorias
Guia completo

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS