Tecnologia de captura de energia ganha prémio Cleantech Camp

Cleanthech-Camp-Iberia-01

A tecnologia da empresa EnergIoT foi a vencedora da 2ª edição do CleanTech Camp, uma iniciativa promovida pela InnoEnergy, Barcelona Activa e a Câmara de Lisboa e, patrocinada pela Gas Natural Fenosa, que tem como objectivo a promoção da transferência tecnológica e empreendedorismo no campo das energias limpas da Península Ibérica.

A empresa EnergIoT recebeu um prémio de 20 mil euros, para além de um conjunto de serviços suplementares avaliados em 10 mil euros, e oferecidos pelos parceiros deste programa.

Graças ao programa CleanTech Camp, a empresa EnergIoT irá mitigar a manutenção associada à substituição e carregamento de baterias de redes de sensores, especialmente em redes onde existe um elevado número dos mesmos e com difícil acesso, como é o caso das redes de distribuição de gás, linhas eléctricas e geradores eléctricos.

Entre os projectos finalistas, X1WIND foi o segundo classificado tendo-lhe sido atribuído um prémio monetário de 10 mil euros e um pacote de serviços complementares no valor de 6 mil euros, para além de se posicionar como uma das empresas verdes do ano, entre os participantes de Portugal e Espanha.

Esta empresa desenvolveu um sistema para o mercado eólico offshore, que consiste numa plataforma flutuante que pesa menos de 66% que as estruturas actuais, de fácil instalação e sem necessidade de utilização de barcos grua para manutenção em alto mar.

Finalmente ao terceiro finalista, Rated Power, foi atribuído um prémio monetário de 5 mil euros juntamente com 4 mil euros em serviços complementares.

Com o seu software pvDesign é capaz de reduzir o trabalho de engenharia e documentação necessários ao desenho de plantas solares fotovoltaicas, de 1 a 2 semanas para 5 minutos.

A ZBM, Impulse2Grow e Osborne & Clarke/ VdA também ofereceram serviços profissionais aos vencedores, de modo a acelerar o seu crescimento.

Via InnoEnergy.