CiênciaHardwareNotícias

Missão JUICE irá explorar Júpiter e as suas luas

JUICE-01

A sonda espacial JUICE – JUpiter ICy moons Explorer, que vai ser lançada em 2022 numa viagem de sete anos até ao planeta Júpiter, dispõe de painéis solares, no total de 97 metros quadrados, capazes de gerar energia suficiente – cerca de 850W – para os instrumentos científicos e para o veículo.

A JUICE irá investigar a atmosfera turbulenta de Júpiter e a vasta magnetosfera, além de estudar as luas Ganimedes, Europa e Calisto. Pensa-se que as três luas possam ter oceanos de água líquida abaixo das suas crostas geladas.

As câmaras a bordo da JUICE irão capturar detalhes das luas, assim como identificar os cristais e minerais nas suas superfícies. Outros instrumentos irão pesquisar o subsolo e o interior das luas para entender melhor a localização e a natureza dos oceanos enterrados.

A Agência Espacial Europeia avança que Ganimedes é a única lua no Sistema Solar a gerar o seu próprio campo magnético interno, e que a JUICE está equipada para documentar o seu comportamento e explorar a sua interacção com a própria magnetosfera de Júpiter.

Via Agência Espacial Europeia (ESA).

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×