A Oracle e o MIT Technology Review apresentaram recentemente um estudo cujas conclusões sublinham a importância da colaboração entre as equipas da área financeira e da área dos recursos humanos no contexto da cloud unificada.
O estudo, intitulado Finance and HR: The Cloud’s New Power Partnership, revela como uma visão holística da informação financeira e de RH, disponibilizada através da tecnologia de computação em nuvem, contribui para habilitar as empresas com os recursos necessários para gerirem melhor a mudança continuada.
O estudo, que teve por base um inquérito conduzido junto de 700 executivos de nível C das áreas financeira e de recursos humanos, bem como junto de directores de TI, revela que entre os benefícios advindos da integração de sistemas de ERP (enterprise resource planning) e de HCM (gestão dos Recursos Humanos) contam-se uma facilidade acrescida na orçamentação dos custos dos trabalhadores, nomeadamente a nível de previsão e acompanhamento.
Adicionalmente, os sistemas cloud integrados de HCM e ERP contribuem para melhorar a colaboração entre departamentos.
O estudo revela também quais são os factores humanos que estão subjacentes às implementações bem-sucedidas da cloud, destacando que a capacidade dos trabalhadores se adaptarem à mudança é um factor crítico.
Entre as empresas que já adoptaram completamente a computação na nuvem, quase metade (46%) afirma que constatou uma melhoria significativa na sua capacidade de reformatar ou redimensionar a sua empresa – esta mesma opinião é partilhada por 47% dos inquiridos de nível C.
Cerca de um terço dos inquiridos (31%) afirmou que após ter passado a utilizar a cloud dedica muito menos tempo a realizar as tarefas manuais inerentes às suas funções e que a automatização dos processos libertou tempo que agora pode ser dedicado às grandes prioridades estratégicas das suas empresas.
Via Oracle, MIT Technology Review.