Atos apresenta um simulador quântico

A Atos apresentou o simulador Quantum Learning Machine (QLM), alimentado por um supercomputador associado a uma linguagem de programação universal e com capacidade de simular até 40 bits quânticos...
Atos-Quantum-Learning-Machi

A Atos apresentou o simulador Quantum Learning Machine (QLM), alimentado por um supercomputador associado a uma linguagem de programação universal e com capacidade de simular até 40 bits quânticos (Qubits).

O novo sistema está disponível em 5 configurações diferentes (de 30 a 40 Qubits) para responder às diferentes necessidades das empresas.

A linguagem de programação universal aQasm oferece a possibilidade de programar portas quânticas e permite misturá-las com outras portas quânticas já existentes, disponibilizando assim extensões mais completas.

O Atos QLM, concebido pelo laboratório Atos Quantum e que tem o mesmo tamanho de um servidor profissional tradicional, permite que os investigadores, os estudantes e os engenheiros desenvolvam e testem desde já as aplicações e os algoritmos quânticos dos computadores do futuro.

Nos próximos anos, a computação quântica deverá ser capaz de responder à explosão dos dados provocada pelo Big Data e pela Internet das Coisas (IoT).

Graças à sua capacidade de acelerar a computação orientada, e em especial ao supercomputador Bull Sequana, a computação quântica irá encorajar avanços a nível do deep learning, dos algoritmos e da inteligência artificial em domínios tão variados como novos materiais e produtos farmacêuticos.

A Atos irá estabelecer várias alianças com centros de investigação e universidades de todo o mundo para prosseguir o seu trabalho nestas áreas.

Via Atos.

Categorias
HardwareNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link