PCGuia Pro

O poder dos dados para o bem social e políticas públicas debatidos amanhã em Cascais

Cascais

A Nova School of Business and Economics, a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade de Chicago vão realizar uma sessão pública sobre “O poder dos dados para o bem social e políticas públicas: Exemplos, Oportunidades e Desafios”, no auditório do Centro Cultural de Cascais, amanhã dia 8 de Junho, pelas 18:30.

Este evento serve de lançamento para o projecto Data Science for Social Good, um desafio que a Nova SBE lançou a várias instituições públicas e privadas, na área da saúde, autarquias e empresas de utilities, a participar neste projecto que durante três meses vai reunir mais de 25 especialistas em data analytics de vários países que vão estar a trabalhar, usando esta capacidade de processamento de dados para tentar obter pistas para resolver problemas relevantes com impacto na sociedade.

Durante a sessão pública de dia 8 de Junho serão respondidas algumas questões sobre como é que a Casa Branca de Obama trabalhou com departamentos de polícia para combater a violência policial e a má conduta usando dados? Como é que a cidade de Chicago e Cincinatti usaram dados para orientar melhor os recursos limitados com vista a melhorar a vida dos cidadãos? Como é que uma ONG usa os dados para calcular o tamanho de um campo de refugiados temporário em zonas de guerra e assim organizar o provisionamento de ajuda? Como desenvolver com sucesso sistemas que usam dados para produzir bem social e actualizar as políticas públicas?

Os peritos de Portugal e do exterior discutirão casos práticos de utilização de dados para criar o bem social e impulsionar políticas públicas. Outros assuntos em debate abordarão temáticas de como desenvolver o capital humano e inspirar a nova geração de cientistas de dados para enfrentar desafios políticos e sociais de alto impacto na justiça criminal, saúde pública, educação, desenvolvimento económico, segurança pública, workforce training e Infraestrutura urbana.

Também se falará sobre oportunidades e desafios em torno da implementação e manutenção dos sistemas orientados de dados à medida que novos dados chegam e em lidar com questões de interpretação, preferência, justiça e transparência.

Speakers:
Euro Beinat, Universidade de Salzburgo & CS Research
Mirsad Hadzikadic, Universidade da Carolina do Norte em Charlotte
Rayid Ghani, Universidade de Chicago

Moderadores:
João Paulo Costeira, Instituto Superior Técnico
Leid Zejnilovic, Nova School of Business and Economics
Miguel Moreira, Nova School of Business and Economics

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×