PCGuia Pro

O poder dos dados para o bem social e políticas públicas debatidos amanhã em Cascais

Cascais

A Nova School of Business and Economics, a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade de Chicago vão realizar uma sessão pública sobre “O poder dos dados para o bem social e políticas públicas: Exemplos, Oportunidades e Desafios”, no auditório do Centro Cultural de Cascais, amanhã dia 8 de Junho, pelas 18:30.

Este evento serve de lançamento para o projecto Data Science for Social Good, um desafio que a Nova SBE lançou a várias instituições públicas e privadas, na área da saúde, autarquias e empresas de utilities, a participar neste projecto que durante três meses vai reunir mais de 25 especialistas em data analytics de vários países que vão estar a trabalhar, usando esta capacidade de processamento de dados para tentar obter pistas para resolver problemas relevantes com impacto na sociedade.

Durante a sessão pública de dia 8 de Junho serão respondidas algumas questões sobre como é que a Casa Branca de Obama trabalhou com departamentos de polícia para combater a violência policial e a má conduta usando dados? Como é que a cidade de Chicago e Cincinatti usaram dados para orientar melhor os recursos limitados com vista a melhorar a vida dos cidadãos? Como é que uma ONG usa os dados para calcular o tamanho de um campo de refugiados temporário em zonas de guerra e assim organizar o provisionamento de ajuda? Como desenvolver com sucesso sistemas que usam dados para produzir bem social e actualizar as políticas públicas?

Os peritos de Portugal e do exterior discutirão casos práticos de utilização de dados para criar o bem social e impulsionar políticas públicas. Outros assuntos em debate abordarão temáticas de como desenvolver o capital humano e inspirar a nova geração de cientistas de dados para enfrentar desafios políticos e sociais de alto impacto na justiça criminal, saúde pública, educação, desenvolvimento económico, segurança pública, workforce training e Infraestrutura urbana.

Também se falará sobre oportunidades e desafios em torno da implementação e manutenção dos sistemas orientados de dados à medida que novos dados chegam e em lidar com questões de interpretação, preferência, justiça e transparência.

Speakers:
Euro Beinat, Universidade de Salzburgo & CS Research
Mirsad Hadzikadic, Universidade da Carolina do Norte em Charlotte
Rayid Ghani, Universidade de Chicago

Moderadores:
João Paulo Costeira, Instituto Superior Técnico
Leid Zejnilovic, Nova School of Business and Economics
Miguel Moreira, Nova School of Business and Economics

PCGuia
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×