Project Scorpio chama-se Xbox One X

Na conferência de imprensa que realizou na edição deste ano da Electronic Entertainment Expo, E3, a Microsoft apresentou a Xbox One X, a consola que marca a entrada da...
xbox-one-x

Na conferência de imprensa que realizou na edição deste ano da Electronic Entertainment Expo, E3, a Microsoft apresentou a Xbox One X, a consola que marca a entrada da Microsoft no mercado das dos dispositivos para jogos com capacidades gráficas 4K reais.

A nova consola é muito semelhante à Xbox One S, tanto em aspecto como nas dimensões, e utiliza uma versão actualizada e mais optimizada do processador AMD que equipa a Playstation 4 e Xbox One. Este novo processador que combina o CPU e GPU num único componente consegue oferecer 6 teraflops de desempenho gráfico, cerca de 1.000.000.000.000 operações de vírgula flutuante por segundo. Em comparação, o processador da Xbox One S é capaz de 1,4 Teraflops e o da Playstation 4 Pro consegue chegar aos 4,2.

Xbox One X - Xbox One

Xbox One X e a Xbox One S

Uma das principais críticas feitas à Xbox One original era acerca da quantidade e qualidade de memória RAM que segundo grande parte da imprensa e da indústria, era insuficiente para competir com a Playstation 4. Desta vez a Microsoft não se fez rogada e incluiu 12 GB de memória GDDR5 com uma largura de banda de 326 GB/s, que dá mais espaço para permitir manter as texturas e dados em memória durante a execução dos jogos e assim obter ganhos substanciais de desempenho.

Os títulos já existentes para a Xbox One vão também ganhar alguma qualidade de imagem ao serem executados na Xbox One X. Foi anunciado que vários jogos já existentes vão receber actualizações gratuitas com melhorias gráficas para poderem aproveitar a tecnologia de Xbox One X.

O leitor de Blu-ray continua lá e, tal como o da Xbox One S, é capaz de ler discos 4K. A Xbox One X vai ser compatível com todos os acessórios para a Xbox One que já existem. Tal como já acontecia com a Xbox One X, o sensor Kinect continua ser compatível mas apenas através de um adaptador.

A nova consola sai em Novembro em todo o mundo e nos EUA vai custar 499 dólares, mais 100 que a Playstation 4 Pro. Neste momento a Microsoft ainda não indicou preços para Portugal.

Durante a apresentação, a Microsoft também anunciou que vai expandir o seu programa de retrocompatibilidade aos títulos da Xbox original. No entanto não foi indicada nenhuma data concreta para quando vai poder começar a usar os jogos mais antigos nas consolas desta geração.

Veja alguns trailers dos jogos apresentados ontem para a Xbox One X:

Categorias
JogosXbox

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link