A Lenovo anunciou hoje, no International Supercomputing Conference (ISC2017), que terminou a implementação do supercomputador do Barcelona Supercomputing Center (BSC).
O MareNostrum 4 será alojado na Torre Girona do Politécnico Universitário da Catalunha, Barcelona, e será utilizado para pesquisa científica do genoma humano, bioinformática e biomecânica de previsão meteorológica e composição atmosférica.
Este sistema foi concebido para oferecer um desempenho de 11,3 petaflops e dispõe de tecnologia da Lenovo assim como processadores Intel Xeon ligados pela arquitectura Intel Omni-Path.
O MareNostrum 4, que continuará a desenvolver-se ao longo do tempo, está no número 13 da lista TOP500 (top500.org) que foi divulgada ontem.
A Lenovo anunciou também que actualizou o Global HPC Innovation Center, em Estugarda, na Alemanha, com 6 mil núcleos da próxima geração dos processadores Intel Xeon e com os novos GPUs da Nvidia.
«A entrega rápida, a instalação e optimização do sistema Marenostrum 4 em BSC mostra a força da informática de alto rendimento da Lenovo», refere Kirk Skaugen, presidente da Lenovo Data Center Group.
Via Lenovo.