HardwareNotícias

IBM vai conseguir colocar 30 mil milhões de transístores no espaço de uma unha

A IBM e os seus parceiros na pesquisa e desenvolvimento de circuitos integrados: Globalfoundries e a Samsung anunciaram o desenvolvimento de um processo de fabrico que irá originar os primeiros circuitos integrados de 5nm (nanómetros).

A técnica usada para conseguir o feito é muito semelhante à litografia ultravioleta para o desenvolvimento do primeiro chip de 7nm. No entanto, foi abandonado o desenho dos transístores em FinFET (fin filed effect) e utilizadas camadas nano folhas de silício. Esta alteração permite afinar cada circuito individual para maximizar o desempenho mesmo em espaços incrivelmente pequenos.

De facto num espaço tão pequeno, que a IBM diz que será possível encaixar 30 mil milhões de transístores num chip com a área de uma unha. Em comparação, um chip de 7nm permite 20 milhões de transístores numa área semelhante.

Ainda segundo a IBM, este novo método de fabrico dará um grande avanço aos esforços da empresa no desenvolvimento de inteligência artificial, Internet das Coisas e outras tarefas de processamento intensivo. Outra área onde estes chips podem vir a ter uma grande influência será no dos dispositivos móveis, a começar pelo grande aumento da vida das baterias.

ibm-5nm-transistor
Transístores de 5nm

Mas, tal como aconteceu com os dispositivos de 7nm, que só chegam em força para o ano, também vamos ter de esperar alguns anos para que os dispositivos com circuitos integrados com tecnologia de 5nm comecem a chegar aos dispositivos do dia-a-dia.

Mais informação aqui.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×