IBM junta 900 crianças para promover a investigação em Ciência

IBM-Teachers-TryScience

A IBM, em parceria com a Direcção-Geral da Educação e com o Centro de Competências TIC-EDUCOM, realizou recentemente a sessão final do Projecto Teachers TryScience no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, com o objectivo de promover a investigação e comunicação em Ciência.

Integrando três níveis de ensino – pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico -, que trabalharam de forma vertical, o projecto deste ano envolveu 14 agrupamentos de escolas, localizadas a norte e a sul de Lisboa, contando com um total de 45 educadores e professores e cerca de 900 crianças.

Procurando incentivar a pesquisa, investigação e rigor científicos, constituíram-se equipas compostas por educadores e professores, e respectivos alunos e crianças, que foram desafiadas a desenvolver um projecto de trabalho colaborativo vertical integrando ciência, comunicação e tecnologia.

Os participantes dividiram tarefas entre si de modo a realizarem o seu trabalho numa óptica interdisciplinar e em linha com o programa curricular de cada nível de ensino envolvido.

As equipas tinham como objectivo identificar e caracterizar os seres vivos e os seres não vivos do ecossistema e perceber as relações entre todos os elementos desse mesmo ecossistema.

No final, todos os grupos participantes apresentaram um trabalho contendo as evidências científicas, pedagógicas e tecnológicas do produto final desenvolvido, relatando com detalhe o processo de desenvolvimento da experiência/projecto, assim como o seu contributo para a prossecução dos objectivos de sensibilizar os jovens para as temáticas CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O júri, composto por representantes da Direcção-Geral da Educação, da IBM e do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, distinguiu cinco equipas e respectivos trabalhos, tendo em conta os critérios de criatividade, clareza e abordagem, correcção científica e linguística, colaboração e multidisciplinaridade, e diversidade dos recursos utilizados e das actividades relacionadas com o desenvolvimento do projecto.

Via IBM.