PCGuia Pro

HP, Intel, AMD, Nvidia, IBM e a Cray vão desenvolver supercomputadores exascale

Exascale-supercomputadores-01

Ao longo dos próximos três anos, o Departamento de Energia dos Estados Unidos vai atribuir à AMD, Cray, HP, IBM, Intel e Nvidia cerca de 258 milhões de dólares (cerca de 230 milhões de euros) para o desenvolvimento de supercomputadores exascale, os quais são capazes de processar triliões de cálculos por segundo.

Estas tecnológicas vão suportar parte do custo, o qual poderá atingir os 430 milhões de dólares (384 milhões de euros).

O investimento do Departamento de Energia irá suportar o desenvolvimento de hardware, software assim como de aplicações.

No caso da HP, a entidade espera que esta empresa desenvolva um supercomputador exascale baseado no The Machine, um sistema que utiliza a computação baseada em memória e capaz de substituir diversos servidores por um único computador do tamanho de um frigorífico.

O primeiro supercomputador exascale, apoiado pelo Departamento de Energia dos EUA, deverá surgir antes de 2021.

A China também está a planear desenvolver o protótipo de um supercomputador exascale antes do final deste ano. Este sistema, que vai ser utilizado em aplicações de Big Data e de Cloud Computing, deverá entrar em funcionamento em 2020.

Via Engadget, The Verge, Exascale Computing Project.

PCGuia
Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link