Converta os vídeos dos seus dispositivos móveis

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Foram precisos treze anos para que o HandBrake, uma popular ferramenta de conversão de vídeo, chegasse finalmente à sua versão final. Com os últimos updates, a conversão de vídeo foi ficando mais fácil.

1 – Transferir os vídeos
Existem inúmeras maneiras para transferir os vídeos do smartphone ou tablet para o computador: por cabo (Micro USB, USB Type-C ou Lightning) ou através de serviços de armazenamento online (Google Drive, Dropbox e OneDrive). Uma solução fácil de usar é o Send Anywhere, uma aplicação que pode instalar em Android ou iOS e que permite enviar os vídeos para um destino à sua escolha. Apenas precisa de abrir a aplicação, escolher o ficheiro desejado e memorizar a chave de seis dígitos reproduzida (dura dez minutos).

2 – Receber no PC
Para poder receber o vídeo enviado pelo seu dispositivo móvel através da aplicação Send Anywhere deverá instalar a aplicação (ou a extensão para o Google Chrome) no seu computador (send-anywhere.com). Quando a abrir, deve escolher a opção ‘Receber’ e introduzir a chave de seis dígitos indicada na aplicação do seu dispositivo móvel. O envio do vídeo é surpreendentemente rápido, dependendo da velocidade de ligação à internet que tiver a usar. Assim que o envio seja feito, pode abrir a pasta onde o vídeo e copiá-lo para a pasta que desejar.

3 – Importar vídeos
Para iniciar o processo de conversão de vídeos, deverá fazer o download do HandBrake em handbrake.fr. Instale a app, inicie-a e escolha a opção ‘File’ para abrir o ficheiro que transferiu (ou qualquer outro que deseje converter); de seguida, é iniciada a importação automática do ficheiro pelo HandBrake.


4 – Definições
Após a importação, deverá escolher as definições que deseja usar para iniciar a conversão. A nova interface do HandBrake foi redesenhada para facilitar este passo, ao ter diversos perfis (Presets) que ajustam automaticamente as definições, de acordo com a finalidade pretendida. Para exemplificar as capacidades desta aplicação, iremos converter um vídeo para a categoria ‘General’ e com o perfil ‘HQ 1080p30 Surround’. Após escolhido o perfil, deverá escolher qual a pasta de destino para o vídeo convertido. Se desejar, pode clicar em ‘Preview’ e, posteriormente, em ‘Live Preview’, para que possa pré-visualizar o resultado final, no leitor integrado da aplicação.

5 – Iniciar conversão
Se estiver satisfeito com o resultado da pré-visualização pode iniciar a conversão, através do botão verde ‘Start Encode’. Poderá verificar o estado do processo de conversão na barra inferior da app. Após concluir a conversão, e se não estiver satisfeito com o resultado, poderá voltar a converter usando um perfil superior, como ‘Super HQ 1080p30 Surround’, que embora vá criar um ficheiro mais pesado, terá uma qualidade de imagem e de som superior.

6 – Converter para smartphone
Se quiser reproduzir alguns vídeos do PC nos seus dispositivos móveis, poderá usar o HandBrake para os converter, através de perfis adicionais existentes na aplicação. Para tal, escolha o ficheiro que deseja converter e, nos perfis, seleccione a categoria ‘Devices’ e, depois, o formato desejado. Se tiver um dispositivo Android com ecrã FullHD 1080p, poderá escolher o modo ‘Android 1080p30’; caso o objectivo seja reproduzir vídeos na televisão através do Chromecast, opte por ‘Chromecast 1080p30 Surround’. Nas categorias ‘Legacy’ estão disponíveis perfis já pré-criados para iPhone, AppleTV ou iPad. Quando concluir a conversão, apenas vai precisar de voltar a usar o Send Anywhere para enviar o vídeo para o dispositivo móvel.

7 – Definições personalizadas
Se quiser usar definições específicas com alguma regularidade, o ideal será guardá-las através da criação de um novo perfil, onde poderá escolher a resolução da imagem, as definições do áudio e das legendas. Se apenas desejar usar um dos perfis já existentes, como o perfil por defeito, escolha-o e, no menu ‘Presets’, seleccione a opção ‘Set Current as Default’.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version