Review – Canon Pixma TS9050

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

No final do ano passado, a Canon revelou a nova linha de impressoras jacto de tinta PIXMA, no qual se destacava a topo de gama TS9050 com o seu formato invulgar, não apenas em relação aos restantes modelos da gama, como aos que existem no mercado.

A sua forma rectangular poderá parecer algo invulgar, porém faz parte da estratégia: torna-se 30% mais compacta que o anterior modelo topo de gama da Canon. Felizmente, a marca optou por combinar linhas simples com a aplicação de um contraste, onde os painéis superior e inferior são em branco, com a zona central em preto. Esta zona é dominada pelo enorme ecrã táctil de cinco polegadas, onde pode controlar todos os parâmetros desta impressora multifunções.

Infelizmente, as suas dimensões compactas acabam por a tornar pouco “capaz” em termos de capacidade de papel (apenas cem folhas na bandeja frontal e vinte na traseira). Contudo, é preciso ter em conta que esta é uma impressora doméstica onde o design salta à vista, e não um equipamento empresarial, como as Pixma MX, ou as Maxify. Este modelo destaca-se ainda da restante gama pela inclusão de funcionalidades que lhe permite simplificar a impressão através de diversos dispositivos.

Para isso, há ligações Ethernet, Wi-Fi e NFC, estas últimas para que possa imprimir sem fios: caso tenha um iPhone, iPad ou um terminal Android, pode instalar a app gratuita Canon Print. Será ainda possível usar outras soluções como Wi-Fi Direct e Access Point Mode, permitindo que um computador portátil ou dispositivo móvel se ligue à impressora, sem precisar de um router ou da palavra-passe da rede.

Por se tratar do modelo de topo, a Canon aplicou uma solução que conhecemos dos modelos fotográficos, como a utilização de seis tinteiros individuais, à qual se junta os adicionais tinteiros de pigmentos de preto e cinzento, sendo este último perfeito para a impressão de fotografias a preto e branco, contribuindo de forma exemplar para a melhoria da escala de cinzentos.

Os resultados, como a resolução anunciada demonstra (9600 x 2400 dpi), são excelentes, especialmente em modo fotográfico, sendo a velocidade igualmente impressionante. Em termos de custo de impressão, este modelo encontra-se perfeitamente dentro da média entre os modelos, sendo possível imprimir-se a preto por apenas um cêntimo por página com um tinteiro normal, ou 0,4 cêntimos, com tinteiros XL.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version