Review – Asus ROG GR8 II

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Quando testei a primeira geração do Asus ROG GR8, fui surpreendido pela capacidade da Asus em conseguir reunir uma lista de bons componentes num chassis relativamente compacto (2,5 litros de capacidade), uma solução ideal para poder ser colocada em qualquer lugar, sem destoar: quarto, escritório ou sala.

Com a chegada da segunda geração, a Asus conseguiu melhorar, significativamente, a lista de componentes deste equipamento, ao adoptar componentes tipicamente encontrados num computador de secretária tradicional, um chassis que é igualmente compacto.

Este chassis, embora compacto, tem a particularidade de permitir remover o painel lateral, para aceder ao seu interior, onde poderá efectuar uma actualização de memória ou do armazenamento, trocando o disco SSD SATA de 2,5 polegadas por um modelo de maior capacidade, ou adicionando um SSD de formato M.2 na ligação disponível (com formato 2242 ou 2280).

Componentes a sério
Habitualmente, este tipo de equipamentos (como os All-in-One) tendem a vir equipados com componentes modestos, como processadores de baixo consumo energético, devido à limitação dos sistemas de arrefecimento.

Neste caso, a Asus empenhou-se e desenvolveu um sistema de arrefecimento mais eficaz, permitindo assim a instalação de um processador de alto desempenho, como o Intel Core i7-7700 aqui utilizado. Mas, mais importante até que esta alteração, foi o empenho da Asus em transformar uma Nvidia GeForce GTX 1060 num modelo significativamente mais compacto com um circuito de arrefecimento específico.

O resultado é um computador (como poderá ver pelos resultados dos testes) capaz de correr qualquer tipo de jogo em FullHD, alguns jogos menos exigentes em 2K (como o Overwatch) ou ver filmes em resolução 4K. O melhor de tudo isto é que os circuitos foram desenvolvidos para funcionar de forma relativamente silenciosa, estando as ventoinhas programadas para emitir 23 dB em modo idle e um máximo de 40,6 dB em carga.

Gaming em mente
Como o nome indica, este equipamento foi desenvolvido para jogos. Assim, o GR8 II vem equipado com uma das funcionalidades mais procuradas nos componentes e periféricos Asus: o sistema de iluminação RGB Aura. Através da norma Aura Sync da Asus, é possível criar até dez efeitos de luz, ao mesmo tempo que se pode sincronizar com outros periféricos ROG (como teclados, ratos e auscultadores) compatíveis com a norma.

Este PC traz ainda um controlador de áudio de alto desempenho (Asus ROG SupremeFX Audio) com amplificação para auscultadores, uma controladora de rede Gigabit Intel para latências mais baixas (para acabar com o lag) e conectividade Wi-Fi 802.11 AC dual-band (2,4 e 5 GHz). Falta dizer que uma das ligações HDMI é compatível com óculos de realidade virtual.

Desempenho
PCMark 8 Work: 3546
PCMark 8 Home: 4119
3DMark FireStrike: 10097
3DMark IceStorm: 147606
FarCry 4 (1920 x 1080 Very High): 102,4
Metro Last Light (1920 x 1080 DX11 High 16x AF): 71,7

Etiquetas:
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version