Conheça a nova linguagem de design da Microsoft

Conhecida até agora como Project Neon, a nova linguagem de design, que a Mirosoft irá implementar nas versões futuras dos seus sistemas operativos e aplicações ganhou um nome oficial:...
Windows Fluent Design System

Conhecida até agora como Project Neon, a nova linguagem de design, que a Mirosoft irá implementar nas versões futuras dos seus sistemas operativos e aplicações ganhou um nome oficial: Microsoft Fluent Design System. A apresentação foi feita na edição deste ano da conferência de programadores Build que decorreu na semana passada.

Alguns dos elementos presentes o Fluent Design System serão implementados no sistema operativo Windows, já na próxima actualização denominada Windows 10 Fall Creators Update, que, como o nome indica, chegará aos utilizadores em Setembro.

Esta nova linguagem de design terá impacto em todas as aplicações distribuídas pela Microsoft em plataformas populares como o Windows, Android e iOS e também noutras que ainda nem chegaram ao mercado, como as do sistema de realidade aumentada (ou mista) Hololens. Tal como tem acontecido desde há algum tempo, estas novidades chegarão primeiro aos membros do programa de testes Insider para que a Microsoft possa reunir as reacções e sugestões dos utilizadores antes de disponibilizar o produto para todos os utilizadores.

O novo Fluent Design System assenta em 5 pilares:

  1. Luz: Controla a forma como a interface de utilização interage com a iluminação dos objectos no ecrã e como ajuda os utilizadores a não se distraírem.
  2. Profundidade: Traz efeitos de paralaxe e utiliza várias camadas para realçar a relação entre objectos e elementos no ecrã.
  3. Movimento: Usado para mostrar a ligação, relação e contexto entre os vários elementos gráficos.
  4. Materiais: Controla a textura dos elementos e vai mudando à medida que o utilizador interage com eles.
  5. Escala: Permite que os elementos se adaptem às dimensões dos ecrãs dos dispositivos.

Pode ver alguns exemplos no vídeo abaixo.

Categorias
NotíciasSoftware

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link