Check Point descobre malware Judy em 41 apps para Android

Os investigadores da Check Point Software Technologies Ltd descobriram o malware Judy em 41 aplicações desenvolvidas pela Kiniwini e que estavam disponíveis para download na loja Google Play. O...
App-Malware-01

Os investigadores da Check Point Software Technologies Ltd descobriram o malware Judy em 41 aplicações desenvolvidas pela Kiniwini e que estavam disponíveis para download na loja Google Play.

O adware Judy utiliza os dispositivos móveis infectados para gerar grandes volumes de cliques fraudulentos em anúncios, o que se traduz em receitas para os seus criadores. As aplicações maliciosas somam entre 4,5 e 18,5 milhões de downloads.

Ainda não se sabe há quanto tempo está o código dentro das apps, pelo que «não se pode dar um número oficial de terminais infectados».

A Check Point também encontrou o Judy em software criado por outro grupo de programadores. A ligação entre as duas campanhas não é ainda clara, embora se coloque a possibilidade de um ter passado o código corrupto à outra, voluntária ou involuntariamente.

Estas apps também têm um grande número de downloads, entre 4 e 18 milhões. A propagação total pode ter sido entre 8,5 e 36,5 milhões de utilizadores.

Tal como outras campanhas descobertas anteriormente na Google Play, como FalseGuide e Skinner, o Judy comunica-se com um servidor C&C (Command and Control). Além de gerar cliques, mostra uma grande quantidade de anúncios, que em alguns casos não dão outra hipótese que não seja clicar neles.

Depois do aviso da Check Point, a Google eliminou rapidamente as apps maliciosas da Google Play.

Via Check Point.

Categorias
AppsMobilidadeNotíciasSegurança

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link