Review – Sony Alpha 6500

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A nova 6500 da Sony dificilmente será identificada quando colocado a lado das suas antecessoras, visto o corpo ser praticamente o mesmo. Porém, embora por fora se mantenha inalterada, muitos elementos do seu interior sofreram importantes melhorias. São exemplo disso a introdução de um excelente sistema de estabilização de imagem de cinco eixos no corpo, que poderá funcionar em conjunto com os sistemas de estabilização nas objectivas, bem como no sistema de focagem automática que ficou ainda mais rápido, estando a Sony a anunciar, na altura de lançamento da máquina, que esta era (e ainda o é) a mais rápida a focar, com apenas 0,05 segundos para focar um objecto, embora este valor implique o recurso a uma objectiva de grande abertura e condições luminosas óptimas.

Independentemente disso, a realidade é que em praticamente todas as ocasiões ficará fascinado com a velocidade de focagem, sendo possível tirar partido de um total de 425 pontos de focagem no sensor, do tipo detecção de fases, que consegue manter objectos (ou pessoas e animais) focados quando estes estão em movimento.

Para tal contribuiu o novo processador de imagem BIONZ X, que funciona em conjunto com o novo sensor CMOS do tipo APS-C de 24,2 MP, que possuem um novo tipo de estrutura, que garante maior nitidez e redução de ruído. Infelizmente a Sony não permite tirar total partido de todo o potencial deste sensor, pelo simples facto de o modo de gravação em RAW as imagens estarem ligeiramente comprimidas, uma opção absurda para um equipamento desta gama e neste nível de preço.

Externamente a única novidade é a introdução de um ecrã basculante de três polegadas que é, pela primeira vez, táctil, permitindo assim não só escolher o ponto de focagem quando usado o modo Live View, ou então usar o ecrã como um touchpad para determinar o ponto de focagem quando usado o viewfinder. Em termos de vídeo, a Sony manteve as características conhecidas da 6300 com o último firmware, ou seja, esta nova Alpha 6500 permite captar vídeo em resolução 4K (3860 x 2160) a 30 ou 24 fotogramas por segundo, usando os codecs XAVC S a 60 ou 100 Mbps, embora estes exijam o uso de um cartão SD do tipo UHS-3.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version