Review – Scythe Mugen 5

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Ao receber o novo dissipador Mugen 5 da Scythe, apercebi-me de como o tempo passa rapidamente: o último dissipador que testei desta marca foi o modelo Ninja 2, lançado em 2008. Passados nove anos, é impressionante verificar como a qualidade de construção e o empenho da Scythe na construção dos seus produtos se mantém inalterada, sendo esta irrepreensível.

Este modelo destaca-se por manter o formato de torre, com o uso de uma base em cobre (com acabamento em níquel) e seis enormes heatpipes que conduzem o calor da base para a zona de dissipação, constituída por 39 lâminas de grandes dimensões. Face ao Mugen 4, o novo dissipador tem a particularidade dos heatpipes estarem ligeiramente deslocados para o lado, bem como as lâminas têm um recorte adicional, evitando assim interferir com qualquer tipo de dissipador de calor dos módulos de memória instalados.

Juntamente com o dissipador de grandes dimensões, a Scythe incluiu uma ventoinha específica para este modelo, a Kaze Flex 120 PWM que, como o nome indica, é de 120 mm e tem regulação automática de rotação, funcionando entre as 300 e as 1200 rotações por minuto, ajustando assim o fluxo de ar de acordo com as necessidades do sistema. Esta ventoinha dispõe oito apoios de borracha nas pontas, de forma a evitar a transmissão de vibrações para o dissipador.

Em termos de desempenho, aproveitámos a presença do processador Intel Core i7-7700k, que funciona a 4,5 GHz quando usado em carga, tendo sido o Scythe Mugen 5 comparado não só com o dissipador de origem da Intel, bem como com um Cooler Master Hyper 212 LED, um dos dissipadores mais usados para quem procura uma solução acessível e significativamente mais eficiente que o dissipador de origem. Os resultados falam por sim, e demonstram como o Scythe, mesmo com a ventoinha a trabalhar na sua rotação mínima (praticamente inaudível) obteve uma vantagem de 22º C face ao dissipador de origem, e 15 face ao Hyper 212 LED.

Intel Core i7-7700k Temperatura em Descanso Temperatura em Carga
Dissipador de Origem 53º C 91º C
Cooler Master Hyper 212 LED 40º C 76º C
Scythe Mugen 5 38º C 69º C
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version