Review – Epson EcoTank ET-3600

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Há algum tempo, a Epson decretou o fim dos tinteiros com o lançamento das primeiras impressoras jacto de tinta EcoTank. Em vez dos tradicionais tinteiros, que são muitos caros e têm apenas uns pingos de tinta, as EcoTank têm uns depósitos laterais, um para cada cor (ciano, magenta, amarelo e preto), que são enchidos pelo utilizador a partir de umas garrafinhas com tinta. Segundo a Epson, este sistema, aliado ao método de impressão que poupa tinta, permite que as EcoTank sejam muito mais baratas de operar que impressoras tradicionais.

Depósitos maiores

A Epson fez-nos chegar a EcoTank ET-3600, uma impressora para um mercado semi-profissional que tem como principal característica uns depósitos com mais capacidades do que os da geração anterior que permite imprimir cerca de 11 mil páginas a preto e branco e a cores, contra as 4000 e as 6500 que a ET-2500, testada no inicio de 2016, oferece respectivamente.

A Epson EcoTank ET-3600 é um dispositivo multifunções que inclui um scanner manual com uma resolução máxima de 1200 x 2400 dpi. Para ligar a ET-3600 aos outros dispositivos, o utilizador pode usar USB e Wi-Fi. Este último pode ser através de um ponto de acesso, ou através de Wi-Fi Direct que, como o nome indica, permite a ligação directa de dispositivos como máquinas fotográficas com o objectivo de imprimir, sem a necessidade de os ficheiros passarem por um computador.

Ainda neste campo, a Epson ET-3600 permite ainda a impressão através da Internet. Ao configurar este serviço na impressora, é atribuído um endereço de email ao dispositivo. Assim, para imprimir, o utilizador só terá de enviar o ficheiro por email para esse endereço para iniciar a impressão. Isto é particularmente útil de o dispositivo não tiver capacidade de impressão, mas pode enviar email.

Funcionamento simples

A construção da ET-3600 é muito boa e a configuração é semelhante à da ET-2500. Os depósitos de tinta estão instalados do lado direito – os das cores amarelo, ciano e magenta têm a mesma capacidade. Já o preto é substancialmente maior que o da ET-2500.

O painel LCD é simples e a preto e branco, com as teclas de navegação instaladas à sua direita. Depois destas, está o teclado numérico. Como esta versão não tem fax, o teclado serve apenas para inserir a password do Wi-Fi e outras configurações. À direita, estão os botões que servem para iniciar as cópias a preto e branco e a cores. O alimentador de folhas suporta papel que vai até A4 (o modo duplex apenas é suportado neste tamanho de papel). As quantidades de papel chegam às 150 folhas, se for papel normal, e 20, for papel fotográfico.

A configuração é muito simples: pode usar o CD que acompanha o dispositivo ou descarregar os drivers e software a partir do site da Epson, se o computador não tiver leitor óptico. A ET-3600 é compatível com sistemas operativos Windows e macOS. A impressão é bastante rápida e com uma qualidade muito semelhante à de outra impressora desta gama.

A velocidade de digitalização e cópia não são impressionantes, mas estão dentro do que se espera para esta gama de dispositivos. A única coisa a apontar é o ruído e vibração que a ET-3600 faz, principalmente quando imprime em modo de qualidade mais baixa.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version