PCGuia Pro

Schneider Electric e IDC Portugal promovem estudo nacional sobre Centros de Dados

Schneider-Electric-02

A Schneider Electric e a IDC Portugal lançaram um estudo sobre os desafios da Transformação Digital e as principais tendências de evolução dos Centros de Dados em Portugal. Com a rápida difusão da Internet, muitos fornecedores de serviços e muitas startups construíram grandes Centros de Dados que hoje representam mais de 30% das suas instalações.

Em 2010, por exemplo, representavam apenas 10% do total de instalações a nível mundial. A este propósito, a IDC estima que, em 2020, representem mais de 50% do espaço.

A esse cenário, junta-se o facto de mais de 60% das empresas nacionais anteverem que a procura por Centro de Dados vá aumentar nos próximos meses, sendo que, desse valor, cerca de 28% prevê que vá aumentar significativamente. Em linha com as informações recolhidas está também a necessidade de investimento, com 57% das empresas a afirmarem que as suas despesas com Centros de Dados vão aumentar nos próximos 5 anos.

Adicionalmente, outra das conclusões do estudo está relacionada com o funcionamento das infraestruturas. A este propósito, o estudo aponta que 40% dos problemas estão relacionados com questões de latência, 47% com inactividade de falha nos sistemas, 36% com largura de banda insuficiente e 28% com erros humanos. Em média, o tempo de resposta das organizações nacionais aos incidentes varia entre 15 minutos a 6 horas.

Com diversos factores externos a impactar os Centros de Dados, a IDC identificou ainda algumas das tendências que vão afectar as decisões das empresas nos próximos anos. A organização avança que, por exemplo, em 2018, 40% das organizações vão enfrentar incompatibilidades nas instalações e obsolescência na infraestrutura e que 8% dos novos Centros de Dados vão ser alimentados por energias ‘verdes’.

Nesse mesmo ano, os fornecedores de serviços de cloud computing, mobilidade e IoT vão ser proprietários ou explorar cerca de 30% dos activos de TI nas localizações periféricas e nos Micro Datacenters.

Via Schneider Electric, IDC Portugal.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×