Review – Samsung C24FG70FQ

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

O que procura um adepto de gaming num monitor? Será a velocidade, a elevada resolução ou o visual digno de uma arcade de um salão de jogos japonês? Com o novo Samsung CFG70 poderá ter tudo isso, bem como uma qualidade de imagem fora do comum e uma versatilidade digna de um monitor profissional (roda, inclina, altura ajustável e modo pivot). Disponível em 24 (modelo testado) e 27 polegadas, a versão mais “acessível” (entre aspas devido ao elevado preço), este é o primeiro monitor do mercado a utilizar a tecnologia Quantum Dot e estreou-se em Portugal durante a Lisboa Games Week, no stand da Samsung.

Esta tecnologia, tal como nos televisores, tem a particularidade de oferecer uma reprodução de tons mais fidedignos, ao atingir um espectro de cores 125% superior ao tradicional sRGG. Também o rácio de contraste é superior, sendo este de 3000:1, valor significativamente superior aos tradicionais 1000:1 utilizados nos ecrãs LCD com iluminação LED.

Esqueça os valores de rácio de 10.000.000:1 habitualmente publicitados nos monitores, pois esses são dinâmicos, ou seja, o brilho da imagem escurece para permitir a reprodução de pretos mais escuros. A utilização deste tipo de ecrã, bem como a necessidade de atingir este rácio de contraste tão elevado obrigou a que a construção fosse superior ao habitual, razão pela qual terá tremendas dificuldades em conseguir encontrar fugas de luz no ecrã, mesmo nos cantos.

O painel em si, apesar de ter a tecnologia Quantum Dot, é do tipo VA, o que garante uma boa qualidade de imagem, mesmo em elevados ângulos de visualização, uma particularidade importante se tivermos em conta que este CFG70 utiliza um painel curvo, uma verdadeira bandeira da Samsung. Contudo, neste caso em particular (24 polegadas), acaba por não criar o efeito sentido pelos televisores ou painéis de grandes dimensões.

Este ecrã tem ainda um baixíssimo tempo de resposta (apenas 1 ms), conta com uma taxa de refrescamento de 144Hz e é compatível com a tecnologia AMD FreeSync. Igualmente presente está um sistema de iluminação, bem como uma organização de menus simples e intuitiva, que permite a utilização de múltiplos modos de jogo, com definições pré-configuradas para cada tipo (FPS, RTS, RPG e outros).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version