Review – Asus PL-AC56 AV2 1200

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Asus fez-nos chegar esta proposta de dispositivos para rede powerline, o PL-AC56. É um kit que promete velocidades de ligação de 1200 Mbps através da rede eléctrica e de Wi-Fi, quando se utilizam dispositivos capazes de usar as duas frequências disponíveis: 2,4 e 5 MHz.

Tal como acontece com outros dispositivos deste tipo, o kit é composto por um adaptador que faz as vezes de base e que é ligado directamente ao modem ou router que distribui o sinal de rede. Este primeiro tem uma entrada RJ-45 para a ligação ao router, um botão para iniciar o processo de emparelhamento com outros dispositivos powerline e três LED na parte da frente que servem para indicar se está ligado, se tem sinal de rede e se está a comunicar com outros dispositivos powerline.

Este elemento tem uma tomada na parte frontal para não inutilizar a utilização do local onde for ligado. O segundo dispositivo, que serve como ponto de acesso para as redes com e sem fios, é muito maior que o primeiro e tem uma antena de cada lado, bem como dois botões: o de energia e o que serve para emparelhar. Na parte da frente, existe ainda um botão para clonar a rede sem fios que serve para integrar o dispositivo numa rede que já tenha a funcionar. Este botão funciona através do sistema de configuração WPS. Em baixo estão três entradas RJ-45 que servem para ligar directamente dispositivos ou criar uma rede Ethernet.

Depois de instalados os dois dispositivos, a configuração é simplicíssima: basta premir o botão de emparelhamento num e noutro para que comecem a comunicar. Como estes dispositivos usam a norma Homeplug para redes powerline, podem comunicar com sistemas de outras marcas, como os da Devolo ou TP-Link.

A velocidade de comunicação da rede powerline não é nada parecida com os 1200 Mbps, mas também nenhum consegue lá chegar. Valores mais realistas apontam para os 450 a 500 Mbps e isto apenas numa instalação eléctrica nova e sem grandes emissores de ruído eléctrico, como secadores de cabelo ou máquinas de lavar. A velocidade da rede sem fios depende directamente da velocidade da rede powerline, por isso também não chegámos aos 1200 Mbps.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version