Internautas cada vez mais preocupados com segurança das suas contas

Password-New

Segundo um estudo da Kaspersky Lab, 70% dos inquiridos está a par e preocupada com os ataques às suas contas – este é o primeiro lugar no ranking de ameaças online.

O segundo e o terceiro são também ocupados por problemas relacionados com contas: malware de roubo de passwords (69%) e riscos em contas com informação financeira (65%).

Quando questionados sobre o tipo de informação que poderia ser adquirida por cibercriminosos, os utilizadores mostraram-se mais preocupados com as suas passwords (50%). Até fotos e vídeos privados são menos importantes, com apenas 24% dos inquiridos preocupados com a sua segurança.

Esta preocupação é fundamentada: de acordo com o mesmo estudo, 18% dos utilizadores foi alvo de tentativas de roubo de informação e ataque às suas contas por parte de hackers num período de 12 meses.

De acordo com as próprias vítimas, as contas foram muitas vezes hackeadas simplesmente adivinhando a password (40% dos casos). Isto não é surpreendente, no entanto, tendo em conta o número de utilizadores que hoje em dia negligencia a criação de uma password forte ou falha em guardá-la de forma segura.

A Kaspersky Lab anunciou ainda uma nova versão da solução ‘freemium’ Kaspersky Password Manager que permite acesso remoto às passwords através da página pessoal do utilizador no portal My Kaspersky, verificação de segurança automática das passwords armazenadas, controlo de voz e outras funcionalidades.

Via Kaspersky Lab.